Topo

Esse conteúdo é antigo

Boris Johnson é isolado por contato com covid na véspera do 'Freedom Day'

Boris Johnson ficará na casa de campo dos chefes de governo britânicos em Chequers, no noroeste de Londres - Ben Stansall/Pool via Reuters
Boris Johnson ficará na casa de campo dos chefes de governo britânicos em Chequers, no noroeste de Londres Imagem: Ben Stansall/Pool via Reuters

Em Londres

18/07/2021 11h55Atualizada em 18/07/2021 12h54

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson foi obrigado a se isolar após ter contato com a covid-19, às vésperas do levantamento das restrições vinculadas à pandemia na segunda-feira (19), na Inglaterra, no dia apelidado de "Freedom Day", que chega em meio a preocupações devido à disparada de contágios pela variante Delta.

Johnson e o ministro das Finanças Rishi Sunak "foram contatados pelo serviço público de saúde porque estiveram em contato com alguém que deu positivo para covid", disse neste domingo (18) o escritório do primeiro-ministro britânico.

Os dois se reuniram na semana passada com o ministro da Saúde Sajid Javid, que anunciou no sábado (17) ter dado positivo para o coronavírus.

Um porta-voz de Downing Street informou a princípio que Boris Johnson e Rishi Sunak escapariam de um isolamento completo porque "participam de um programa piloto de testagem diária" que "lhes permite continuar trabalhando em Downing Street".

No entanto, diante da indignação provocada por essa notícia e da denúncia da oposição de que o governo "está acima da lei", Downing Street anunciou duas horas depois que ambos cumprirão seu período de isolamento.

Boris Johnson "continuará realizando reuniões com os ministros à distância", na casa de campo dos chefes de governo britânicos em Chequers, no noroeste de Londres.

O Reino Unido é um dos países da Europa mais afetados pela covid-19, com mais de 128.000 mortes, e os casos aumentam há semanas, superando 54.000 casos diários no sábado.

Apesar desses números, Johnson anunciou o levantamento quase total, a partir de segunda-feira, das restrições que permanecem em vigor na Inglaterra, incluindo a obrigação de usar máscara e o distanciamento social, priorizando a "responsabilidade individual" de cada um.

"Por favor, tenham cuidado e encarem amanhã como o próximo passo (do desconfinamento) com todo o cuidado e respeito em relação aos outros, devido aos riscos que a doença ainda apresenta", pediu o líder conservador em um vídeo publicado no Twitter neste domingo.

O Reino Unido está com a economia duramente prejudicada pelos sucessivos confinamentos, com uma queda de quase 10% do PIB em 2020.

O Estado gastou mais de 400 bilhões de libras (554 bilhões de dólares, 468 bilhões de euros) para amenizar os prejuízos, às custas de um déficit público recorde.

O dia que muitos aguardam impacientemente, apelidado pela imprensa de "Freedom Day" e inicialmente previsto para 21 de junho, mas adiado para avançar a vacinação, será acompanhado de uma mensagem de moderação.