Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Apoiador de Trump é 1º condenado a prisão por invasão ao Capitólio

Imagem/AFP
Imagem: Imagem/AFP

19/07/2021 16h51

Um homem da Flórida foi condenado nesta segunda-feira (19) por um tribunal de Washington a oito meses de prisão por participar do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro, na primeira sentença de prisão desde o incidente que abalou a democracia americana.

Paul Hodgkins, de 38 anos, invadiu a sede do Congresso, junto com centenas de outros apoiadores do então presidente Donald Trump, enquanto os congressistas certificaram a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial, disse o Departamento de Justiça em um comunicado.

As imagens do ataque mostram o homem barbudo e de cabelos compridos, usando óculos de esqui no pescoço e carregando uma grande bandeira em apoio ao ex-presidente republicano.

Depois de ser preso em 16 de fevereiro após ser denunciado, Hodgkins se declarou culpado de obstrução dos procedimentos oficiais, delito pelo qual o promotor federal pediu uma sentença de 18 meses de prisão.

De acordo com os documentos do tribunal, Hodgkins entrou no Capitólio com uma mochila contendo óculos de proteção, corda e luvas de látex, entre outros itens. Ele conseguiu entrar na Câmara do Senado, onde uma fotografia foi tirada.

No entanto, a acusação admitiu que Hodgkins "não participou pessoalmente da violência ou destruição de propriedade, nem causou a violência" e que "aceitou a responsabilidade muito cedo". Ele também passou menos de meia hora no Capitólio.

Desde 6 de janeiro, mais de 535 manifestantes foram presos em todo o país por participarem do ataque ao Congresso dos Estados Unidos e mais de 165 foram indiciados.

Antes de Hodgkins, duas outras pessoas foram condenadas. Uma mulher que se declarou culpada foi condenada a três anos de liberdade condicional e um homem foi condenado a três meses de prisão após se declarar culpado, mas o prazo da sentença estava coberto por sua prisão preventiva.