Topo

Esse conteúdo é antigo

UE ultrapassa marca de 50% dos adultos totalmente vacinados contra a covid-19

Balanço inclui adultos que receberam as duas doses das vacinas contra a covid-19 ou a dose única da Janssen - Reprodução/RFI
Balanço inclui adultos que receberam as duas doses das vacinas contra a covid-19 ou a dose única da Janssen Imagem: Reprodução/RFI

Em Bruxelas (Bélgica)

22/07/2021 11h32Atualizada em 22/07/2021 11h37

A UE (União Europeia) já vacinou plenamente mais da metade de sua população adulta contra covid-19, com cerca de 200 milhões de pessoas 100% imunizadas — anunciou hoje a Comissão Europeia, que espera atingir 70% dos idosos totalmente vacinados neste verão (inverno no Brasil).

"Até agora, 200 milhões de pessoas foram totalmente vacinadas na UE, e isso nos dá um percentual de 54,7% dos adultos", disse Dana Spinant, porta-voz da Comissão Europeia.

Este balanço inclui adultos que receberam as duas doses das vacinas, ou a dose única do imunizante desenvolvido pela Johnson & Johnson (Janssen)

"Estamos fazendo um progresso muito tangível. Agora, estamos entre as partes do mundo que mais vacinaram. Mas é importante que esse avanço se distribua de forma mais equilibrada para que não haja 'ilhas', onde o vírus possa se propagar e sofrer mutação", acrescentou.

De acordo com dados oficiais compilados pela AFP, pouco mais de 440 milhões de doses de vacinas foram administradas na UE, o que representa 98,4 doses a cada 100 habitantes. Nos Estados Unidos, esta relação está em 102,4 a cada 100 habitantes.

Em 10 de julho, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a UE tem doses suficientes para completar a vacinação de "70% da população adulta neste mês".