Topo

Esse conteúdo é antigo

Delegação de talibãs se reúne com autoridades chinesas

28/07/2021 04h48

Cabul, 28 Jul 2021 (AFP) - Uma delegação de talibãs se reuniu na China com o ministro das Relações Exteriores do governo de Pequim e altos funcionários da diplomacia, afirmou nesta quarta-feira à AFP um porta-voz dos insurgentes, Mohammad Naeem.

Durante a visita de dois dias, que começou na terça-feira, a delegação de nove membros liderada pelo número 2 dos talibãs, o mulá Abdul Ghani Baradar, conversou de "maneira separada" com o chanceler chinês, Wang Yi, o vice-chanceler e o representante especial para o Afeganistão, disse o porta-voz.

"O Emirado Islâmico garantiu à China que o solo do Afeganistão não será utilizado contra a segurança de nenhum país", afirmou Naeem. Ele também disse que os diplomatas chinesas "prometeram não interferir nos assuntos do Afeganistão, e sim ajudar a resolver os problemas e trazer a paz".

Desde o início de maio, os talibãs conquistaram amplas zonas rurais do Afeganistão em uma ofensiva geral contra as forças afegãs, desencadeada pela retirada das forças internacionais do país.

Sem o apoio aéreo americano, as forças afegãs oferecem pouca resistência e atualmente controlam apenas as capitais de província e as principais estradas.

emh-jds-ayv/cyb/pz/tjc/zm/fp