Topo

Esse conteúdo é antigo

Talibã sequestra e mata policial conhecido por vídeos no Afeganistão

09 jun. 2021 - Bandeira do Afeganistão hasteada no topo de uma colina em Kabul - Tom McShane/Loop Images/Universal Images Group via Getty Images
09 jun. 2021 - Bandeira do Afeganistão hasteada no topo de uma colina em Kabul Imagem: Tom McShane/Loop Images/Universal Images Group via Getty Images

29/07/2021 17h30

Os talibãs admitiram nesta quinta-feira (29) que sequestraram e mataram um policial conhecido no Afeganistão por seus vídeos humorísticos, muito popular nas redes sociais.

O agente Fazal Mohammad era mais conhecido pelos vídeos em que se apresentava sob o nome de "Khasha Zwan" do que por suas habilidades policiais na província de Kandahar.

Mas, em seu último vídeo, apareceu com uma aparência muito mais trágica: amarrado no banco de trás de um carro, espancado por um talibã, rumo a um local desconhecido.

Mais tarde, outro vídeo surgiu nas redes, no qual um insurgente é visto se divertindo com um cadáver, descrito como o de Mohammad, enquanto outro assiste.

Mohammad foi arrastado para fora de sua casa durante o festival do Aid el Adha, a grande festa muçulmana do sacrifício.

Embora inicialmente tenham negado envolvimento no sequestro brutal, o Talibã acabou admitindo que alguns de seus combatentes o mataram.

"Não era um comediante, lutou contra nós em várias batalhas. Ele tentou fugir, forçando nossos homens a matá-lo", disse à AFP um porta-voz dos insurgentes, Zabihullah Mujahid.

O vídeo de sua prisão e o anúncio de sua morte causaram comoção nas redes sociais.

O Talibã, que domina vastas regiões rurais, trava uma batalha decisiva para tentar dominar o resto do país.