Topo

Esse conteúdo é antigo

Blinken promete 'resposta coletiva' ao Irã por ataque a petroleiro

02/08/2021 16h32

Washington, 2 Ago 2021 (AFP) - O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, prometeu nesta segunda-feira (2) uma "resposta coletiva" com seus aliados contra o Irã, após um ataque mortal a um petroleiro gerido pela empresa de um bilionário israelense no Mar Arábico.

"Estamos em contato muito próximo, em coordenação com Reino Unido, Israel, Romênia e outros países. E haverá uma resposta coletiva", disse a jornalistas Blinken, que na véspera acusou o Irã de ser o autor deste ataque.

Blinken reiterou que os Estados Unidos concluíram que o Irã estava por trás do ataque ao "MT Mercer Street", administrado pelo bilionário israelense Eyal Ofer, ocorrido na quinta-feira na costa de Omã.

A operadora do navio, a Zodiac Maritime, relatou a morte de um segurança britânico e de um tripulante romeno. Segundo a operadora o Exército dos EUA, o ataque foi realizado com um drone.

O secretário de Estado dos EUA classificou o incidente como uma "ameaça direta à liberdade de navegação e comércio", mas minimizou as sugestões de que mostrava um endurecimento da política iraniana sob Ebrahim Raisi, o ultraconservador que oficialmente inicia seu mandato de quatro anos como presidente do Irã na terça-feira.

"Temos visto uma série de ações tomadas pelo Irã por muitos meses, incluindo contra o transporte marítimo, então não tenho certeza se esta ação em particular é algo novo ou uma forma de presságio sobre o novo governo", disse Blinken.

"Mas a mensagem é de que o Irã continua agindo com tremenda irresponsabilidade".

sct-ad/lda/jc/mvv