Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente argentino propõe doar salários para reparar danos por festa durante pandemia

Foto de festa de aniversário da primeira-dama durante confinamento por pandemia criou crise política para presidente argentino Alberto Fernández - Gabriel Bouys/Reuters
Foto de festa de aniversário da primeira-dama durante confinamento por pandemia criou crise política para presidente argentino Alberto Fernández Imagem: Gabriel Bouys/Reuters

26/08/2021 19h43

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, ofereceu hoje a doação de dois salários a um instituto de pesquisa científica como reparação por um eventual dano causado pelo jantar de aniversário da primeira-dama em 2020, organizado durante o confinamento decretado por conta da pandemia.

O beneficiário da doação será o renomado Instituto Malbrán de pesquisa bacteriológica e centro de elaboração de vacinas e soros, informa o comunicado da presidência.

Fernández, professor universitário de direito penal, "apresentou-se à Justiça por direito próprio e sem advogado, com o objetivo de propor a reparação do potencial dano causado, oferecendo-se para depositar por quatro meses consecutivos metade de seu salário ao Instituto Malbrán", diz o texto.

A publicação há duas semanas de uma foto tirada em 14 de julho de 2020 durante o jantar de aniversário que a primeira-dama, Fabiola Yañez, ofereceu para uma dezena de convidados na residência oficial de Olivos gerou uma enxurrada de críticas entre apoiadores e opositores. A comemoração ocorreu quando os argentinos cumpriam uma estrita quarentena.

Após a publicação da foto, Fernández pediu desculpas pela celebração, que qualificou de "um erro" ocorrido em meio ao turbilhão de atividades e reuniões na residência de Olivos, onde o governo instalou seu centro de operações durante a pandemia.

Uma fundação opositora denunciou o presidente por suposta violação da quarentena, perante o juiz Sebastián Cassanello, que deve analisar se aceita a reparação oferecida por Fernández. Fabiola Yañez e seus convidados também foram denunciados.

Um total de 111.117 pessoas morreram e mais de 5,1 milhões já contraíram o novo coronavírus desde o início da pandemia na Argentina, segundo dados oficiais desta quinta-feira.

ls/nn/lda/lb