Topo

Esse conteúdo é antigo

Furacão Ida toca solo de Cuba e deve chegar 'extremamente perigoso' aos EUA

Imagens de satélite mostram furacão Ida no Golfo do México; no domingo (29), poderá chegar aos EUA - AFP Photo/RAMMB/NOAA
Imagens de satélite mostram furacão Ida no Golfo do México; no domingo (29), poderá chegar aos EUA Imagem: AFP Photo/RAMMB/NOAA

27/08/2021 15h57Atualizada em 27/08/2021 22h01

O furacão Ida, de categoria 1, tocou hoje o solo na costa sul da província de Pinar del Río, no oeste de Cuba, atual epicentro da pandemia de covid-19 na ilha, segundo informou o serviço meteorológico local (Insmet). A tempestade entrou no território pelo povoado de La Coloma, por volta das 21h30 (horário de Brasília), com ventos sustentados de 130 km/h.

O olho do furacão passará por todo o oeste de Cuba nas próximas horas antes de mover-se pelo sudeste e pelo centro do Golfo do México na noite de sábado (28). Mais cedo, a ilha já havia emitido um alerta de furacão para as províncias de Pinar del Río e Artemisa.

De acordo com o NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês), Ida deverá tocar no domingo (29) o solo do estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, como um furacão "extremamente perigoso" de categoria 4, com ventos de mais de 200 km/h.

O presidente dos EUA, Joe Biden, aprovou uma declaração de estado de emergência para Louisiana nesta sexta-feira (27) para fornecer "assistência federal" aos esforços de preparação, após ordens de evacuação voluntárias e obrigatórias emitidas em alguns locais.

"Este é um desafio extremo para nosso estado", afirmou John Bel Edwards, governador da Louisiana, que enfrenta um novo surto de covid-19 que está lotando os hospitais. "É hora de o povo da Louisiana se preparar", completou. reforçando que amanhã à noite todos os moradores deverão estar abrigados.

Vamos usar o tempo limitado que temos para nos preparar para o furacão Ida. Essa tempestade será séria, e temos até amanhã à noite para garantir que estejamos na melhor posição possível quando o furacão chegar aqui. Seja esperto, esteja preparado e fique em segurança.
John Bel Edwards, governador da Louisiana

Nova Orleans é uma das cidades da Louisiana que já antecipa possíveis danos.

"Estamos no lado leste do caminho da tempestade, esperamos impactos significativos", tuitou hoje a prefeita LaToya Cantrell.

Estamos monitorando de perto o furacão Ida junto aos nossos parceiros nas áreas de segurança e infraestrutura nos níveis local, estadual e federal. As últimas previsões indicam que Ida está ficando mais forte, e é provável que se torne um furacão de categoria 3 antes de tocar o solo. (...) Estamos decretando uma evacuação obrigatória nas áreas fora dos diques, incluindo Lago Catherine, Irish Bayou e Ilhas Venetian.
La Toya Cantrell, prefeita de Nova Orleans

Louisiana é frequentemente afetada por furacões. O estado do sul ainda não cicatrizou totalmente as feridas causadas pelo furacão Katrina, que devastou seu território em 2005 e matou mais de 1.800 pessoas.

Durante este episódio traumático, 80% de Nova Orleans foi inundada quando os diques que protegiam a cidade se romperam.