Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia pede aos EUA desbloqueio de reservas monetárias afegãs congeladas

26.ago.2021 - Membro do Talibã guarda posto de controle do lado de fora do aeroporto de Cabul, no Afeganistão - Marcus Yam/Los Angeles Times via Getty Images
26.ago.2021 - Membro do Talibã guarda posto de controle do lado de fora do aeroporto de Cabul, no Afeganistão Imagem: Marcus Yam/Los Angeles Times via Getty Images

Da AFP

30/08/2021 07h32Atualizada em 30/08/2021 08h09

A Rússia pediu hoje o desbloqueio das reservas monetárias do Banco Central Afegão congeladas nos Estados Unidos desde que os talibãs assumiram o poder.

"Se nossos colegas ocidentais realmente se preocupam com o futuro do povo afegão, não devemos criar problemas a mais para eles, congelando suas reservas de ouro e divisas", disse o enviado do Kremlin para o Afeganistão, Zamir Kabulov, em entrevista à rede Rossiya-24.

Ele defendeu que é urgente "desbloquear esses ativos (...) para sustentar a cotação da moeda (afegã), que está despencando".

Segundo Kabulov, sem essas reservas, o novo poder afegão se verá tentado a recorrer ao "tráfico ilegal de opiáceos" e a "vender no mercado negro as armas" abandonadas pelos militares afegãos e pelos norte-americanos.

As reservas brutas do Banco Central Afegão eram de US$ 9,4 bilhões no final de abril, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A maioria desses fundos está fora do Afeganistão.

Washington declarou que os talibãs não terão acesso às reservas que estão em seu território, sem especificar qual é seu valor.