Topo

Esse conteúdo é antigo

Após voo de civis decolar de Cabul, EUA elogiam 'cooperação' do Talibã

Avião da Qatar decolou do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, rumo a Doha, no Catar - Sayed Khodaiberdi Sadat/Anadolu Agency via Getty Images
Avião da Qatar decolou do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, rumo a Doha, no Catar Imagem: Sayed Khodaiberdi Sadat/Anadolu Agency via Getty Images

Em Washington (EUA)

09/09/2021 16h16Atualizada em 09/09/2021 16h45

Os Estados Unidos elogiaram hoje a "cooperação" e a "flexibilidade" do Talibã no primeiro voo de evacuação desde a retirada de tropas americanas do Afeganistão.

"O Talibã cooperou para facilitar a partida de cidadãos americanos e residentes legais permanentes em voos charter (fretados)" do aeroporto de Cabul, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Emily Horne, sobre o voo para o Catar.

"Eles mostraram flexibilidade e foram práticos e profissionais ao lidar conosco nesse esforço", acrescentou Horne.

A porta-voz enfatizou que os esforços continuarão para facilitar as evacuações de americanos e afegãos que trabalharam com a missão dos EUA.

O primeiro voo para evacuar civis de Cabul desde a retirada das tropas americanas no final de agosto pousou hoje no Catar com 113 passageiros, incluindo americanos, canadenses, alemães e ucranianos.