Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump critica Biden por 'incompetência' no Afeganistão 20 anos após o 11 de setembro

O então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante coletiva na Casa Branca - Brendan Smialowski/AFP
O então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante coletiva na Casa Branca Imagem: Brendan Smialowski/AFP

11/09/2021 12h13

Washington, 11 Set 2021 (AFP) - O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aproveitou o vigésimo aniversário dos ataques de 11 de setembro para criticar a "administração inepta" de Joe Biden por sua "incompetência" em se retirar do Afeganistão.

"Este é um dia muito triste", disse o ex-presidente, acrescentando que o 11 de setembro "representa uma grande dor para o (seu) país".

"É também um momento triste pela forma como a nossa guerra contra aqueles que causaram tantos danos ao nosso país terminou na semana passada", continuou.

Trump se referiu ao fim da guerra no Afeganistão, lançada após os ataques da Al-Qaeda ao World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono em Washington DC.

A Al-Qaeda se refugiou no Afeganistão, controlado pelos talibãs, e a invasão americana derrubou o regime islâmico na tentativa de encontrar os líderes do grupo.

Mas os talibãs logo lançaram uma insurgência e, após duas décadas de combates em que civis afegãos pagaram um alto preço, voltaram ao poder no mês passado, quando os Estados Unidos retiraram todas as suas tropas.

"O líder do nosso país pareceu um idiota e isso nunca pode ser permitido", acrescentou.

Ele culpou o "mau planejamento, fraqueza incrível e líderes que realmente não entendiam o que estava acontecendo".

Trump também lamentou a morte de 13 soldados americanos em uma explosão em Cabul no mês passado durante a retirada frenética do Afeganistão, e os bilhões de dólares em equipamentos militares dos EUA deixados para trás e recuperados pelo regime talibã "sem ser disparado um único tiro."

"Joe Biden e sua administração inepta se renderam derrotados", continuou Trump. "Vamos lutar para nos recuperar da vergonha que esta incompetência causou."