Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil e Colômbia chegam à COP26 'unidos' em defesa da Amazônia

Vista aérea de desmatamento na Amazônia - Paralaxis/Getty Images/iStockphoto
Vista aérea de desmatamento na Amazônia Imagem: Paralaxis/Getty Images/iStockphoto

19/10/2021 15h53

Brasília, 19 Out 2021 (AFP) - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e seu homólogo colombiano, Iván Duque, afirmaram nesta terça-feira (19), em Brasília, que seus países chegam à próxima cúpula da ONU sobre mudanças climáticas "unidos" em defesa da Amazônia.

"Chegaremos a Glasgow [Reino Unido] unidos para tratar de um assunto muito importante e caro para todos nós: nossa amada, rica e desejada Amazônia", disse Bolsonaro após se reunir com Duque no Palácio do Planalto.

Os países da região amazônica "compartilham a ideia de chegar a Glasgow com uma mensagem inequívoca para proteger este território", acrescentou Duque por sua vez.

"Nossa voz em Glasgow será não só trabalhar pela transição energética, pela redução de emissões, mas também alcançar a neutralidade de carbono e fazê-lo com grande proteção de nossas florestas tropicais e de nossa Amazônia", afirmou o presidente colombiano no segundo dia de sua visita oficial ao Brasil.

Líderes mundiais se reunirão na cidade escocesa de Glasgow entre 31 de outubro e 12 de novembro para discutir a redução das emissões de CO2, chave para o combate às mudanças climáticas.

O governo Bolsonaro é muito criticado por sua política ambiental, principalmente pelo aumento do desmatamento desde que assumiu o poder em 2019, por ter enfraquecido órgãos de controle ambiental e defender publicamente a exploração de recursos em áreas protegidas.

Em uma mudança de discurso, em abril, Bolsonaro se comprometeu a atingir a neutralidade de carbono até 2050, ou seja, o equilíbrio entre a quantidade emitida e a retida, e prometeu que o Brasil eliminará o desmatamento ilegal até 2030.

Brasil e Colômbia concentram 61% e 6% da floresta amazônica em seus territórios, respectivamente.

Setenta por cento do desmatamento na Colômbia ocorre nessa região. Em 2020, 109.302 hectares foram desmatados em solo amazônico colombiano, segundo dados oficiais.

Durante a visita oficial de Duque "para estreitar os laços" com o Brasil, os presidentes assinaram sete acordos de cooperação em temas como combate ao narcotráfico, exportação, saneamento, agricultura e tecnologia.

Duque também se reuniu com empresários colombianos e brasileiros em São Paulo e tem encontro marcado com os presidentes das duas casas do Congresso nesta terça-feira.

Brasil e Colômbia registraram intercâmbio bilateral de 3,6 bilhões de dólares em 2020, segundo o governo brasileiro.