Topo

Esse conteúdo é antigo

Mais de 400 imigrantes e um corpo são resgatados no Canal da Mancha

Os imigrantes cruzavam o Canal da Mancha rumo à Inglaterra - Juan Medina/Reuters
Os imigrantes cruzavam o Canal da Mancha rumo à Inglaterra Imagem: Juan Medina/Reuters

Da AFP

04/11/2021 07h42Atualizada em 04/11/2021 11h04

Um migrante morreu, outro está desaparecido, e mais de 400 foram resgatados no mar, na quarta-feira (3), frente à costa francesa, após o naufrágio de embarcações que cruzavam o Canal da Mancha rumo à Inglaterra — informaram autoridades locais.

"Mais de 400 pessoas foram resgatadas. (...) Infelizmente, apesar dos meios utilizados, uma pessoa está desaparecida, e outra foi declarada morta", afirma a Prefeitura Marítima de La Mancha e do Mar do Norte (Premar), em um comunicado.

"Foi-me informado que uma pessoa morreu hoje no naufrágio de um pequeno barco, que teria sofrido danos, e que teria naufragado devido à sobrecarga", disse o procurador da República de Dunquerque (no norte da França), Sébastien Piève, à AFP.

A pessoa falecida "é 'a priori' um adulto. Fala-se de uma pessoa em torno dos 30 anos", afirmou Piève.

Segundo ele, os primeiros elementos da investigação informam que o barco transportava "cerca de 40 pessoas", o que ainda deve ser verificado.

O Ministério Público deu início a uma investigação por "homicídio doloso", a cargo da Polícia de Fronteira (PAF).

Os demais náufragos "foram recuperados pela SNSM (Sociedade Nacional de Salvamento no Mar) e devolvidos à terra firme, em Loon-Plage", completou o procurador.