Topo

Esse conteúdo é antigo

Primeiro-ministro da Suécia renuncia ao cargo

Após sete anos no cargo, o líder social-democrata se viu enfraquecido por uma crise política em meados de 2021 - Anders Wiklund/TT News Agency/AFP
Após sete anos no cargo, o líder social-democrata se viu enfraquecido por uma crise política em meados de 2021 Imagem: Anders Wiklund/TT News Agency/AFP

Em Estocolmo

10/11/2021 09h42

O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, apresentou sua renúncia hoje, o que ativa o processo de sucessão, pelo qual a ministra das Finanças, Magdalena Andersson, deve substituí-lo até as eleições do próximo ano.

Após sete anos no cargo, o líder social-democrata se viu enfraquecido por uma crise política em meados de 2021. Em agosto, anunciou que renunciaria em novembro, um ano antes das eleições marcadas para setembro de 2022.

Magdalena Andersson, eleita no início de novembro para a direção dos social-democratas no lugar de Löfven, deve suceder-lhe como chefe de governo. Para isso, precisará do voto favorável do Parlamento, em uma data ainda não definida.

Embora a Suécia seja considerada um "paraíso" para a igualdade de gênero, o país nunca teve uma primeira-ministra.

Para conseguir isso, Andersson deve garantir o apoio conjunto de seus aliados verdes e de outros dois partidos - o de esquerda e o de centro.