Topo

Esse conteúdo é antigo

Canal entre Reino Unido e França registra recorde de travessia de migrantes

Barco de resgate chegando ao Reino Unido, no início de setembro; crise ganhou escala a partir de 2018 - Ben Stansall/AFP
Barco de resgate chegando ao Reino Unido, no início de setembro; crise ganhou escala a partir de 2018 Imagem: Ben Stansall/AFP

Em Londres (Reino Unido)

12/11/2021 12h55Atualizada em 12/11/2021 13h10

O Reino Unido classificou como "inaceitável" o número de imigrantes que tentam cruzar o Canal da Mancha de forma clandestina, procedentes da França, após os números recordes das últimas 24 horas.

Ontem, cerca de 1 mil pessoas chegaram ao Reino Unido, depois de atravessarem o Canal da Mancha em pequenos barcos. Trata-se de um novo recorde em uma crise que vem-se agravando há vários anos.

"Os cidadãos britânicos estão cansados de ver pessoas morrerem no Canal da Mancha, enquanto grupos criminosos impiedosos se beneficiam da sua miséria", declarou um porta-voz do Ministério britânico do Interior.

Este novo número vai superar o recorde anterior de 853 pessoas estabelecido no início deste mês (em 3 de novembro), de acordo com dados do Ministério do Interior.

Hoje, as autoridades francesas disseram que três migrantes foram dados como desaparecidos depois de tentarem atravessar o canal em caiaques.

"Dois náufragos puderam ser resgatados pelo navio 'Eulimène', da Polícia Nacional. Infelizmente, os náufragos indicaram que outras três pessoas estavam desaparecidas", disseram em comunicado.

As travessias irregulares do Canal da Mancha aumentaram desde 2018, apesar do perigo associado à densidade do tráfego marítimo, das fortes correntes e das baixas temperaturas da água.