Topo

Esse conteúdo é antigo

Tensão aumenta entre Reino Unido e França por imigrantes no Canal da Mancha

24.nov.2021 - Imigrantes são ajudados a desembarcar em um barco salva-vidas em uma praia em Dungeness, na costa sudeste da Inglaterra,pós serem resgatados durante a travessia do Canal da Mancha - Ben Stansall/AFP
24.nov.2021 - Imigrantes são ajudados a desembarcar em um barco salva-vidas em uma praia em Dungeness, na costa sudeste da Inglaterra,pós serem resgatados durante a travessia do Canal da Mancha Imagem: Ben Stansall/AFP

Em Paris

26/11/2021 07h41

A França cancelou hoje a participação do Reino Unido em uma reunião prevista para domingo com o objetivo de abordar a crise migratória no Canal da Mancha, onde 27 imigrantes morreram esta semana, o que complica ainda mais a já deteriorada relação entre os dois países desde o Brexit.

Paris justificou a decisão por considerar "pobre em conteúdo e totalmente inapropriada na forma" a carta do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ao presidente francês, Emmanuel Macron, com o pedido para readmitir os imigrantes que chegam a suas costas.

Em uma carta divulgada à imprensa, Johnson pede a Macron "um acordo bilateral de readmissão (...) de todos os imigrantes em situação ilegal que cruzam (o Canal da Mancha)", indicando que a União Europeia (UE) tem pactos similares com Rússia e Belarus.

"Esta medida teria um efeito imediato e reduziria consideravelmente, e inclusive deteria, as travessias, salvando vidas, ao quebrar o modelo econômico das máfias", completou o chefe de Governo conservador.

O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, criticou o conteúdo da carta e sua divulgação, o que o levou a cancelar a participação de sua colega britânica, Priti Patel, em uma reunião no domingo em Calais (norte) com outros países.

O objetivo do encontro, que está confirmado com autoridades da França, Bélgica, Holanda, Alemanha e da Comissão Europeia, é "reforçar a cooperação policial, judicial e humanitária, assim como lutar de maneira mais eficiente contra as máfias".

O governo britânico pediu que Paris retome o convite a Patel. "Nenhuma nação pode enfrentar isto sozinha. Espero que os franceses reconsiderem a decisão", afirmou o ministro dos Transportes, Grant Shapps, à BBC.

Com o aumento dos controles nos portos e no acesso ao túnel sob o Canal da Mancha, os imigrantes optaram pelo uso de embarcações para tentar alcançar as costas do Reino Unido, um fenômeno que aumentou a partir de 2018.

Do início do ano até 20 de novembro, 31.500 tentaram a travessia. A tendência não diminuiu apesar da queda das temperaturas e na quarta-feira 27 imigrantes morreram na tentativa de chegar ao Reino Unido, a maior tragédia desde 2018.