Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA planejam suspender busca por náufragos na costa da Flórida após encontrar cinco corpos

Homem à deriva após naufrágio de embarcação nos EUA, que deixou 39 desaparecidos - Reprodução/Youtube/CBS News
Homem à deriva após naufrágio de embarcação nos EUA, que deixou 39 desaparecidos Imagem: Reprodução/Youtube/CBS News

27/01/2022 18h13

As autoridades americanas vão encerrar as buscas nesta quinta-feira (27) pelos náufragos que desapareceram na costa da Flórida no sábado, caso não obtenham novas informações sobre seu paradeiro, informou a Guarda Costeira após anunciar a descoberta de cinco vítimas do incidente.

"Se não recebermos informações adicionais hoje que possam refinar nossa busca ou nos direcionar para outros sobreviventes, suspenderemos a busca ativa até o pôr do sol hoje à noite", disse a capitã Jo Ann Burdian, comandante do Setor da Guarda Costeira de Miami, na quinta-feira, durante uma entrevista coletiva.

Na terça-feira, um marinheiro mercante alertou as autoridades depois de resgatar um homem agarrado a um barco virado cerca de 70 quilômetros a leste de Fort Pierce Cove, no Atlântico.

O náufrago disse que no sábado deixou as ilhas Bimini, nas Bahamas, com outras 39 pessoas, e que uma tempestade virou seu barco.

A Guarda Costeira "encontrou quatro corpos nas últimas 24 horas" perto do local onde o navio foi encontrado, além da vítima encontrada na quarta-feira, disse Burdian a repórteres.

"Infelizmente, chegamos ao momento mais difícil em qualquer caso de busca e resgate, e é o ponto em que decidimos quando parar de procurar ativamente", lamentou.

No dia anterior, ela já havia dado poucas esperanças quanto à possibilidade de encontrar sobreviventes, dadas as duras condições do mar, especialmente para pessoas que não tinham coletes salva-vidas, comida ou água potável.

As autoridades abriram uma investigação sobre o naufrágio, considerado um possível caso de "tráfico de pessoas".

"O objetivo... é identificar, prender e processar qualquer infrator ou organização criminosa que tenha organizado, facilitado ou lucrado com esse maldito empreendimento", disse o agente especial Anthony Salisbury, do Escritório de Investigações de Segurança Interna (HSI) em Miami, durante a coletiva de imprensa.

O papel das Bahamas

Os traficantes de seres humanos usam as Bahamas, um arquipélago na costa da Flórida, como ponto de parada para transportar pessoas, muitas delas de outros países do Caribe, como o Haiti, para os Estados Unidos.

Na terça-feira, a Guarda Costeira dos Estados Unidos interceptou 191 haitianos a bordo de um cargueiro sobrecarregado cerca de 65 quilômetros a sudoeste da ilha Great Inagua, nas Bahamas, informou a instituição em comunicado.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações, cerca de 5.000 imigrantes haitianos trabalham legalmente nas Bahamas, mas entre 20.000 e 50.000 de seus compatriotas estão lá ilegalmente.

As Bahamas, formadas por 700 ilhotas (39 delas habitadas), estão localizadas a 80 km a sudeste da costa da Flórida. O país costuma ser um ponto de trânsito para migrantes que querem chegar aos Estados Unidos, arriscando suas vidas em uma perigosa viagem marítima.