Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia retoma retiradas de civis após pausa por 'provocações' da Rússia

AFP, Kiev

29/03/2022 06h17

A Ucrânia anunciou hoje a retomada das retiradas de civis por três corredores humanitários, inclusive a partir da cidade cercada de Mariupol, após um dia de suspensão pelo temor das "provocações" russas.

"Autorizamos três corredores humanitários para hoje", disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, em um vídeo divulgado no Telegram.

Ela afirmou que o primeiro corredor será aberto entre Mariupiol e Zaporizhzhia, mais ao norte, por veículo, e Berdiansk, de onde foram retirados civis para Zaporizhzhia.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O segundo corredor humanitário vai da cidade de Melitopol, sob controle das forças russas no sul da Ucrânia, a Zaporizhzhia, enquanto o terceiro ligará Zaporizhzhia a Energodar, também sob controle de Moscou, onde fica uma central nuclear.

Na segunda-feira, as autoridades ucranianas anunciaram que não organizariam a retirada de civis durante o dia por temor de "provocações russas".

Os corredores humanitários são organizados a cada dia a partir das idades mais afetadas pelos combates para permitir a saída de civis.

Mas a Ucrânia denunciou de maneira insistente os ataques russos contra os corredores, em especial nas proximidades do porto devastado de Mariupol.