Topo

Após temporal, 85 mil residências continuam sem luz em Porto Alegre

31/01/2016 11h50

A maior parte dos bairros de Porto Alegre encontra-se sem fornecimento de água após o temporal atípico que atingiu a cidade na noite de sexta-feira (29). Dos seis sistemas de abastecimento da cidade, apenas um está operando, informou o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) às 10h deste domingo (31).

Voltou a chover forte hoje (31) no Rio Grande do Sul, enquanto equipes da prefeitura, dos bombeiros e do Exército tentam recuperar os estragos provocados pelo temporal.

Em torno de 85 mil pessoas continuam sem energia elétrica na capital gaúcha, segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), devido à queda de mais de 300 árvores.

A prefeitura continua a recomendar que as pessoas não frequentem parques ou saiam às ruas em que houve corte de energia, para evitar choques provocados por fiação rompida.

Tempo instável

O Sistema de Vigilância Meteorológica de Porto Alegre (Metroclima) registrou queda de 55,6 milímetros (mm) de chuva entre 0h e 9h de hoje, mais da metade da média para todo o mês, de 100 mm.

O tempo permanece instável ao longo do domingo, mas o Metroclima, no entanto, disse ser improvável que volte a ventar como na sexta-feira, quando a cidade foi atingida por um dos piores temporais da história recente, segundo o órgão, com rajadas de até 119,5 km/h.

O Exército disponibilizou 40 homens para auxiliar na retirada das árvores que derrubaram postes, e seis equipes dos bombeiros foram deslocadas do interior do estado para ajudar nos trabalhos em Porto Alegre.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre informou, por meio das redes sociais, que 31 semáforos continuam apagados na capital. 

"O cenário parece de guerra. É hora de buscar soluções. E todos estão trabalhando pra isso", disse o prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, em coletiva de imprensa na manhã de hoje.