Topo

Recife conserta estragos provocados pelas chuvas

Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Imagem: Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Sumaia Villela

Correspondente da Agência Brasil, no Recife

16/04/2016 13h53

A cidade do Recife amanheceu com o registro de vários incidentes provocados por causa da chuva da madrugada deste sábado (16). Na capital pernambucana, foram atendidas 177 ocorrências pela Defesa Civil, embora nenhuma delas tenha sido grave, segundo a prefeitura.

O único acidente com vítima foi no Recife, na Várzea; um deslizamento de barreira deixou duas crianças levemente feridas. De acordo com Defesa Civil ambas foram atendidas no local e liberadas.

Além disso, 20 famílias ficaram desabrigadas por causa do transbordamento do rio Morno, no bairro de Nova Descoberta. A prefeitura disponibilizou cestas básicas, colchões e orientou as vítimas a retornar às suas casas quando o nível do rio baixar.

Outras 690 famílias receberam a recomendação de técnicos da Defesa Civil para deixar temporariamente suas casas, no caso de a chuva continuar. Eles fizeram vistorias em locais de risco e verificaram a possibilidade de novos deslizamentos. Foram anotados também 62 pedidos para colocação de lonas e registrados seis alagamentos em canais e rios.

Cinco árvores caíram nos bairros das Graças, Encruzilhada, Boa Viagem, Roda de Fogo e na praça Oswaldo Cruz. Uma empresa da prefeitura retira os destroços da rua e faz trabalho preventivo de limpeza de canaletas, drenagem e poda de árvores, o que, segundo a prefeitura, começou durante a noite.

No trânsito, 14 semáforos apresentaram defeito, mas 11 estão consertados. A prefeitura informou que a média diária é que 10 semáforos com falhas técnicas. Foram 22 acidentes, seis deles com vítimas, o que, segundo a companhia de trânsito, está dentro da média de 27 ocorrências por dia.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima mediu, em 24 horas (até 9h de sábado), um volume de chuva superior a 100 mm na maior parte das cidades da região metropolitana. Camaragibe foi o município onde choveu mais: 143 mm, seguido do Recife, com 135 mm, volume que equivale à precipitação de 12 dias, com base na média histórica de chuvas para o mês de abril.