Topo

MTST ocupa escritório da Presidência da República em SP

MTST ocupa escritório da Presidência da República na avenida Paulista, em São Paulo - Reprodução/Facebook
MTST ocupa escritório da Presidência da República na avenida Paulista, em São Paulo Imagem: Reprodução/Facebook

Daniel Mello

Da Agência Brasil

01/06/2016 15h19

Militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam na tarde desta quarta-feira (1º) a entrada do prédio onde funciona o escritório da Presidência da República, na avenida Paulista, região central de São Paulo. Os manifestantes protestam contra a suspensão de parte do programa Minha Casa, Minha Vida.

No último dia (17), o ministro das Cidades, Bruno Araújo, revogou a portaria que habilitava a contratação de unidades habitacionais na modalidade entidades.

O ato se concentrou no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) por volta das 14h10, a poucos quarteirões do escritório da Presidência. O protesto seguiu, então, pela avenida no sentido rua da Consolação até o local.

O coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, conclamou os participantes do protesto a acamparem no local. "Aqui nós vamos permanecer até retomar a contratação de todas as moradias", disse aos militantes que ocuparam todo o saguão do prédio, onde também funciona um centro administrativo do Banco do Brasil.

No último dia 22, em um protesto convocado pela Frente Povo sem Medo, que reúne diversos movimentos sociais incluindo o MTST, manifestantes fizeram uma passeata até os arredores da casa do presidente em exercício, Michel Temer, em Pinheiros, zona oeste paulistana. Todos os acessos à praça onde fica a residência de Temer foram interditados pela Polícia Militar.

Os militantes cercaram o local e montaram acampamento. No início da madrugada de segunda-feira (23), a Polícia Militar dispersou o grupo com bombas de gás e jatos de água.