Topo

MP instaura inquérito para apurar desabamento de igreja em Diadema

Fernanda Cruz

Da Agência Brasil, em São Paulo

19/06/2016 16h12

O Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar as causas do desabamento da Igreja Assembleia de Deus Madureira, na cidade de Diadema (ABC paulista), na última quarta-feira (15). O acidente provocou a morte de Vanda Maria Martins, 54.

A promotora Cecília Maria Denser solicitou à prefeitura informações sobre o alvará da obra que ocasionou o desabamento. A construção abriria uma garagem subterrânea a ser usada pelos frequentadores da igreja. A Defesa Civil também recebeu ofício que questiona um eventual embargo da obra e notícias sobre irregularidades.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Diadema, a igreja não tinha alvará para a realização da reforma. Uma notificação, de fato, foi entregue à igreja, na segunda-feira (13), determinando a paralisação da obra.

O caso

Segundo os bombeiros e relatos de populares, o culto na igreja Assembleia de Deus Madureira já tinha terminado, às 15h de quarta-feira (15), quando a estrutura desabou. Havia cerca de 15 pessoas no interior da igreja, grande parte socorrida pelos próprios vizinhos.

Os primeiros a serem resgatados pelos bombeiros foram um menino de quatro anos chamado Davi e um rapaz. Na madrugada de quinta-feira (16), às 4h, Ezequiel de 23 anos e Anderson de 44, foram resgatados com graves fraturas.

Vanda Maria Martins ficou desaparecida por mais de 20 horas até ser encontrada sem vida. Ela deixou três filhos, um deles cadeirante.