Topo

Gilmar Mendes diz que Lava Jato deve estimular reforma política

"Antes, você sabia que havia desvios, mas não estava comprovado", diz Mendes - Kleyton Amorim/UOL
'Antes, você sabia que havia desvios, mas não estava comprovado', diz Mendes Imagem: Kleyton Amorim/UOL

Vitor Abdala

Da Agência Brasil

30/10/2016 09h24Atualizada em 30/10/2016 10h11

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, disse, neste domingo (30), que a Operação Lava Jato deve funcionar como estímulo para que o Congresso Nacional faça uma reforma política. Segundo o ministro, antes da Lava Jato seria difícil imaginar que os parlamentares reformassem o sistema político que os elegeu.

"O ambiente político mudou muito depois da Lava Jato. Antes, você sabia que havia desvios, mas não estava comprovado. Há provas em concreto que atingem praticamente todas as forças políticas. O que me leva a acreditar que o sistema vai mudar: a Lava Jato", disse Mendes.

"Todos eles [deputados] estão num quadro de fragilidade, acossados, expostos. Se não é o deputado, é o companheiro do partido, é o partido que está sendo acusado de ter recebido dinheiro", disse Gilmar Mendes.

O presidente do TSE abriu simbolicamente a votação hoje em uma escola pública do Rio de Janeiro. Mendes chegou por volta das 8h15 à Escola Municipal Avertano Rocha, na Cidade de Deus, na zona oeste da cidade, e visitou algumas seções eleitorais.

Sobre escolas ocupadas, Mendes disse que há seções eleitores funcionando em algumas deles e não acredita que haverá tumulto por causa disso.

Em algumas situações, os tribunais regionais eleitorais decidiram mudar os locais de votação, para evitar conflitos. "Nós devemos fazer ponderações para evitar que o direito livre de manifestação tumultue um direito que é importante, que é o de participar do processo eleitoral. Esperamos que não ocorram tumultos ou conflitos naqueles locais onde há votação e ocupação", afirmou.

"Lava Jato deve impulsionar reforma política"

UOL Notícias