Topo

Policiais civis aposentados poderão atuar na Força Nacional de Segurança

Agentes da Força Nacional desembarcam de avião da FAB (Força Aérea Brasileira)  - Luan Santos/UOL
Agentes da Força Nacional desembarcam de avião da FAB (Força Aérea Brasileira) Imagem: Luan Santos/UOL

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

20/01/2017 11h02

O Ministério da Justiça e Cidadania publicou hoje (20) no Diário Oficial da União edital de seleção de policiais civis aposentados para atuação na Força Nacional na condição de colaboradores voluntários.

De acordo com o texto, as inscrições deverão ser feitas diretamente no sistema intranet do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública. Os critérios para participar do processo seletivo incluem:

- ter se aposentado exclusivamente por tempo de serviço há menos de cinco anos;

- não ter sido condenado nem estar respondendo a processo nas justiças estadual, federal, eleitoral e militar;

- não estar respondendo, na instituição de origem, a processo administrativo e não ter sido punido por infração disciplinar de natureza grave nos últimos cinco anos de serviço;

- possuir, no mínimo, cinco anos de experiência em atividade operacional de polícia investigativa.

Ainda segundo o edital, a colaboração voluntária poderá ser individual ou em grupo, em ambiente fechado ou aberto, a pé ou com emprego de viaturas, nos períodos diurno, noturno ou em revezamento de turnos e sempre sob supervisão permanente.

"A atividade a ser desenvolvida pelo voluntário mobilizado será compatível com aquela em que se aposentou na instituição de origem. Em caráter geral, a colaboração se dará na região administrativa (Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul ou Sudeste) do domicílio do voluntário."

Voluntários aprovados no processo seletivo, conforme o texto, serão mobilizados de acordo com as necessidades operacionais da Força Nacional de Segurança Pública. A convocação deve acontecer no prazo máximo de dois anos a contar da data da divulgação da aprovação.