Topo

Toffoli arquiva investigação contra Kassab relacionada à inspeção veicular

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab - Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

André Richter - Repórter da Agência Brasil *

15/09/2017 17h15Atualizada em 15/09/2017 20h39

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou nesta sexta-feira (15) o arquivamento do inquérito que investigava o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. As acusações eram referentes ao período em que Kassab foi prefeito de São Paulo.

O inquérito chegou ao Supremo em março de 2015 e apurava suposto favorecimento à empresa Controlar, responsável, à época, pelos serviços de inspeção veicular na capital paulista.

Na decisão, Toffoli acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e entendeu que não há indícios suficientes a respeito da participação do ministro nos supostos ilícitos.

A PGR apontou que as investigações "não reuniram elementos para vincular as cogitadas ilegalidades a Gilberto Kassab” e que “a análise do conjunto da ação penal e das investigações em diferentes esferas conduz à necessidade de arquivamento da investigação no que se refere a Gilberto Kassab”.

Em nota, o ministro comemorou a decisão do STF. “Sempre confiei na justiça e estive muito tranquilo, pois todos os meus atos são realizados em defesa do estrito interesse público, da população. O arquivamento reforça minha conduta, sempre em cumprimento à legislação. A Inspeção Veicular em São Paulo foi pioneira no Brasil e trouxe inúmeros benefícios para a população da cidade”, afirmou Kassab, que foi representado no inquérito pelo escritório de advogados Bottini & Tamasauskas.

* Com UOL