Topo

BNP Paribas vence leilão e vai emprestar R$ 2,9 bilhões para governo do Rio

20.fev.2017 - Manifestantes protestam em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) contra privatização da Cedae - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
20.fev.2017 - Manifestantes protestam em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) contra privatização da Cedae Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Cristina Indio do Brasil

Da Agência Brasil, no Rio

01/11/2017 19h34

O banco BNP Paribas foi o vencedor do leilão para emprestar R$ 2,9 bilhões ao governo fluminense, que ofereceu como garantia até 50% das ações da Cedae (Companhia de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro). Com esse dinheiro, o Rio pretende colocar em dia os salários atrasados dos servidores e pagar o 13º salário referente a 2016.

O empréstimo, que será concedido a uma taxa de juros de cerca de 10% ao ano, é uma antecipação de receita da privatização da Cedae e faz parte do plano de recuperação firmado pelo estado com o governo federal.

O BNP Paribas foi o único a apresentar um lance capaz de atender a todas as credenciais exigidas. 

O leilão foi realizado no auditório anexo do Palácio Guanabara, sede do governo do estado, em Laranjeiras, na zona sul do Rio. 

Logo no início da sessão, representantes de servidores apresentaram documentos pedindo participação e tentando impedir a sessão, como um grupo da Cooperativa dos Trabalhadores da Cedae. Durante o leilão, houve manifestação de funcionários da companhia.

O leilão estava marcado para o dia 24, mas foi adiado duas vezes. A primeira vez para o dia 27 por causa de alterações técnicas no edital. Depois, foi suspenso por uma liminar, que foi derrubada ontem (31) pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), André Fontes, após atender recurso da Procuradoria-Geral do Estado e permitiu a realização do leilão nesta quarta-feira.