Topo

Avenida Niemeyer é liberada após 36 horas de interdição e deslizamentos

Um deslizamento de terra interditou os dois sentidos da Avenida Niemeyer, na zona sul do Rio de Janeiro - Reprodução/TV Globo
Um deslizamento de terra interditou os dois sentidos da Avenida Niemeyer, na zona sul do Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/TV Globo

17/05/2019 19h47

A prefeitura do Rio de Janeiro liberou às 19h05 a Avenida Niemeyer nos dois sentidos. A via estava interditada por 36 horas, devido a deslizamentos de terra na altura da comunidade do Vidigal. A Niemeyer liga os bairros do Leblon a São Conrado e é uma importante ligação com destino à Barra da Tijuca, na zona oeste.

A liberação da via foi uma decisão da prefeitura por conta da queda de uma viga do túnel acústico Rafael Mascarenhas, por volta das 12h de hoje (17). O túnel faz parte do conjunto viário que forma a autoestrada Lagoa-Barra, a principal ligação entre as zonas sul e oeste.

A cidade entrou em estado de crise e o prefeito Marcelo Crivella anunciou que a Niemeyer seria liberada às 18h, mas como ainda tinha muita lama e água descendo das encostas ela foi liberada uma hora mais tarde.

No final da tarde, a prefeitura reabriu o túnel Zuzu Angel, via contígua ao Rafael Mascarenhas, e que havia sido fechada por segurança. A prefeitura está usando um desvio existente entre os dois túneis para o tráfego fluir entre São Conrado e a zona sul.

A queda da viga atingiu um ônibus, mas não houve vítimas. O acidente foi causado pelo deslizamento de terra que acabou forçando a viga de sustentação de uma das partes do túnel Rafael Mascarenhas, nome do filho da atriz Cissa Guimarães, morto em um atropelamento na saída do túnel.