Abaixo de zero, Sul deve esquentar até 30°C na 4ª

Em Porto Alegre

O amanhecer da sexta-feira (9) no Rio Grande do Sul foi um dos mais gelados dos últimos anos e a sensação térmica chegou a -7,8°C em Santa Rosa, no noroeste do Estado, de acordo com a empresa de meteorologia MetSul.

A temperatura mais baixa no país, no entanto, foi oficialmente registrada em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina, onde os termômetros marcaram -9,2°C, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), órgão oficial de Santa Catarina. É a menor temperatura registrada no Estado em duas décadas.

No decorrer da próxima semana, no entanto, haverá uma inversão da temperatura. Os termômetros que marcaram 0°C na sexta-feira poderão mostrar 30°C na próxima quarta-feira (13).

A massa de ar polar sobre o Rio Grande do Sul derrubou a temperatura em todas as regiões. Geou na maioria dos pontos do Estado, até mesmo ao redor de Porto Alegre, onde a temperatura mais baixa foi de -0,3°C. A máxima ficou entre 14°C e 15°C.

Ainda segundo a MetSul, neste fim de semana o frio perderá força, mas as temperaturas próximas a 0°C ainda serão sentidas hoje. No domingo, a chegada de uma área de baixa pressão deve levar chuva a grande parte do Estado.

Com a nebulosidade, estão sendo esperadas chuvas fortes, ventania e granizo, conforme a MetSul.

A partir de segunda-feira, uma massa de ar quente entrará no Rio Grande do Sul, fazendo com que as temperaturas subam na terça e na quarta-feira e até superem os 30ºC no centro e oeste do Estado. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos