Inquérito é aberto para apurar desabamento de prédio histórico em Sorocaba

Em Sorocaba (SP)

  • Bruno Cecim/Folhapress

    Muro de antiga fábrica têxtil desabou matando 7 pessoas e deixando ao menos 2 feridos em Sorocaba

    Muro de antiga fábrica têxtil desabou matando 7 pessoas e deixando ao menos 2 feridos em Sorocaba

O MPE (Ministério Público Estadual) anunciou nesta terça-feira (15) a abertura de inquérito para apurar as causas do desabamento de um muro que causou a morte de sete pessoas, na noite de 20 de dezembro, em Sorocaba (SP). De acordo com o promotor de Justiça Jorge Alberto Marum, a promotoria vai acompanhar as investigações da Polícia Civil sobre as causas do desmoronamento.

O muro faz parte da estrutura de uma fábrica de tecidos construída em 1913 e tombada pelo patrimônio histórico. O prédio estava sendo reformado para abrigar um shopping center. De acordo com o promotor, o MPE vai exigir que o muro seja reerguido sem perder a originalidade. A empresa informou que será usado material compatível com o restante da construção. A reconstrução será feita por empresa especializada nesse tipo de restauro.

A construtora já concluiu o escoramento da parte do muro que restou em pé. Nesta terça, a Defesa Civil suspendeu a interdição do local, em vigor desde o desabamento, e as obras do shopping foram retomadas. Os trabalhos foram reiniciados em outro ponto da construção, mais distante do local da queda. A rua Comendador Oeterer, onde o muro desabou atingido quatro carros e uma moto --as vítimas estavam nesses veículos-- continua interditada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos