Bolsas da Ásia caem com feriado chinês e BoJ

Tóquio - As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, antes de um feriado estendido na China e da decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) sob novo comando. Na China, os negócios foram contidos em razão de esta semana ser mais curta e também porque importantes indicadores econômicos referentes ao primeiro trimestre serão divulgados na próxima semana. Os mercados chineses não vão operar amanhã e sexta-feira por causa do festival de Qing Ming.

O índice Xangai Composto teve hoje uma pequena queda de 2,4 pontos, para 2.225,30 pontos, e o Shenzhen Composto recuou 0,9%, para 913,32 pontos. As quedas na China vieram apesar da melhora verificada nos índices de atividade do setor de serviços, tanto do dado oficial quanto o do HSBC.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou baixa de 0,1%, para 22.337,49 pontos, com queda das ações de bancos após um órgão regulador chinês anunciar regras mais rígidas para a administração de fortunas.

Os investidores na Ásia também aguardam o resultado da primeira reunião do BoJ sob a liderança de Haruhiko Kuroda. A expectativa é que o banco central japonês passe a adotar medidas mais agressivas de relaxamento para estimular a economia.

Analistas consultados pela Dow Jones preveem que o BoJ vai aumentar as compras de ativos, sua principal arma contra a deflação com taxas de juros próximas de zero, em 15 trilhões a 20 trilhões de ienes, principalmente por meio de aquisições de bônus do governo.

O índice Kospi, da Bolsa de Seul, terminou em queda de 0,2%, aos 1.983,22 pontos, ampliando sua série de declínios para três sessões. "O prolongado risco geopolítico está diminuindo, mas o sentimento continua sendo de cautela, ao mesmo tempo em que as perdas pesadas em filiais do grupo STX pesaram" sobre o mercado, disse o analista Bae Sung-young, da Hyundai Securities.

"Por enquanto, o foco continua sendo o que as empresas locais irão apresentar nos balanços do primeiro trimestre. Eles serão melhores do que no trimestre anterior, mas devido à questão do iene (fraco), a confiança dos empresários se deteriorou", acrescentou Bae. A STX Offshore & Shipbuilding caiu para o limite mínimo de 15% e a controladora STX Corporation recuou 10,8%.

Em Sydney, na Austrália, o índice S&P/ASX 200 recuou 0,6%, para 4.957,70 pontos, com os preços das commodities pesando sobre ações do setor minerador. Os destaques de baixa foram a Newcrest Mining (-3,0%), Fortescue Metals Group (-3,4%) e Rio Tinto (-2,0%).

Por outro lado, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, encerrou a sessão em terreno positivo, com o índice Taiwan Weighted avançando 0,4%, para 7.942,35 pontos. O pregão foi liderado por ações do setor financeiro, mas a maioria dos ganhos anteriores foram perdidos, pois os investidores entenderam que o plano do ICBC de comprar uma participação na unidade do SinoPac, além de outros acordos semelhantes no futuro, devem dar um impulso mínimo de ganhos para os credores de Taiwan.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila também terminou em alta, recuperando-se após os ganhos observados em Wall Street. O índice PSEi subiu de 1,0%, para 6.815,30 pontos, com volume pesado de negociações. "Este é um desdobramento do sentimento positivo nos mercados mundiais. Além disso, muitos gestores de fundos estão de volta das férias e vimos um maior volume de transações. Estamos esperando os lucros do primeiro trimestre, mas permanecemos atentos ao que está acontecendo no exterior", disse Astro del Castillo, diretor-gerente da First Grade Holdings. As informações são da Dow Jones.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos