Bolsa de Tóquio fecha em alta

Tóquio - As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em terreno positivo nesta quarta-feira uma vez que uma nova onda de compras em papéis de bancos e de siderúrgicas ajudou a puxar o mercado mais amplo para cima.

O índice Nikkei subiu 0,7%, para 13.288,13, após uma queda no dia anterior de 0,24 ponto. O nível de fechamento foi o mais alto desde 12 de agosto de 2008.

Os níveis de participação permaneceram robustos, dando continuidade à tendência que, essencialmente, começou com o anúncio na semana passada do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) sobre seu agressivo programa de relaxamento monetário. Mais de 5,270 bilhões de ações sob o valor equivalente de 3,65 trilhões de ienes trocaram de mãos.

Segundo especialistas, a onda de compras continuou, ainda que de forma mais limitada devido a pausa na queda do iene. Ao mesmo tempo, ainda que uma distração, a tensão sobre a Coreia do Norte e sua ameaça de lançamento de mísseis estava sendo friamente observada, disseram operadores.

Por volta das 3h (em Brasília), horário do fechamento do pregão, o dólar era negociado em torno de 99,10 ienes, de 99,03 ienes no fim da tarde em Nova York, enquanto o euro estava em 129,60 ienes, de 129,65 ienes.

As ações de empresas do setor de finanças lideraram o mercado, pois os compradores voltaram a operar no setor depois de realizar lucros na terça-feira. Entre os grandes bancos, o Mitsubishi UFJ Financial Group adicionou 5,0%, enquanto o Sumitomo Mitsui Financial Group ganhou 6,7%.

As corretoras também avançaram, com a Nomura Holdings fechando em alta de 6,2%. Por outro lado, a Tokio Marine Holdings liderou as seguradoras para o terreno positivo com um ganho de 5,4%.

As siderúrgicas apresentaram o melhor desempenho por setor no pregão, após a divulgação na segunda-feira da inflação chinesa, cujo resultado mostrou uma alta de preços menor do que a esperada. O índice de preços significou um alívio de que a China pode não ser forçada a desacelerar o seu crescimento econômico. A JFE Holdings subiu 4,1%, enquanto a Nippon Steel & Sumitomo Metal ganhou 7,3%.

Entre os motores individuais, a operadora de lojas de departamento Takashimaya ganhou 2,1%, depois de afirmar na terça-feira que seu lucro operacional para o ano fiscal atual deve avançar 10% no ano para 28 bilhões de ienes, superando as previsões.

Seven & i Holdings também fechou em alta, de 2,6%, depois de anunciar que em breve deve adquirir 46 lojas de conveniência no estado da Carolina do Sul, nos EUA, da CB Mart Inc. As informações são da Dow Jones.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos