Linha 15 do metrô de São Paulo deve desapropriar mais 49 imóveis

Em São Paulo

Trânsito em São Paulo
Trânsito em São Paulo

O governo do Estado de São Paulo publicou ontem (9) decreto que declara de utilidade pública 19,8 mil metros quadrados de imóveis na zona leste da capital para a construção do trecho final da linha 15-prata, que será um monotrilho.

HADDAD FALA AO UOL

  • "Há muita gente disposta a deixar o carro em casa"

  • CET e SPTrans juntas para focar no coletivo

  • Obra para transporte público é bom, para carro não

A área equivale a quase três terrenos do tamanho do estádio do Pacaembu. Os pontos afetados ficam em vias como a Avenida Ragueb Chohfi e a Estrada do Iguatemi.

Segundo o Metrô, no total, deverão ser desapropriados 49 imóveis. A empresa disse que os proprietários e os inquilinos desses locais "começarão a ser notificados nas próximas semanas" e que, "durante o processo, equipes da Coordenadoria de Relacionamento com a Comunidade da companhia realizarão visitas às casas dos moradores para orientação e esclarecimentos em caso de dúvidas".

Trata-se do quarto decreto de utilidade pública para a construção da linha 15. Os três anteriores foram publicados no ano passado, quando foram apontados 110 imóveis.

Criticado por muitos especialistas por ter uma capacidade de transporte menor do que o metrô convencional, o monotrilho, segundo a empresa, tem a vantagem de minimizar "a necessidade de desapropriações, pois o corpo central das estações fica localizado no canteiro central das avenidas pelas quais o monotrilho vai passar". De acordo com a companhia, "apenas para a construção dos acessos e edificação de salas técnicas e operacionais, que são implementados nas laterais das avenidas, é que são necessárias desapropriações".

A linha 15-prata deve ser inaugurada em dezembro, mas em um trecho pequeno, de apenas duas estações - Vila Prudente e Oratório -, com 2,9 km.

Quando estiver completa, seguirá até Cidade Tiradentes e terá 24,4 km de extensão e 17 estações. O segundo trecho, entre as paradas Oratório e São Mateus, com 10,1 km e oito estações, tem previsão de entrega para o ano que vem.

O último trecho, até Cidade Tiradentes, com 11,4 km e sete estações, será aberto em 2016, de acordo com o Metrô. Cada trem da linha 15 terá 86 metros de comprimento e capacidade para mil passageiros, metade do que um trem normal de metrô. O sistema terá capacidade para atender a uma demanda de até 40 mil passageiros por hora e por sentido. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos