Bilhete único em SP vai valer para uso de bicicletas

Em São Paulo

  • Bruno Namorato/SM2 Fotografia/Divulgação

    A estação Cinemateca, na Vila Mariana, uma das primeiras do Bike Sampa

    A estação Cinemateca, na Vila Mariana, uma das primeiras do Bike Sampa

A partir de segunda-feira (6) será possível usar o bilhete único para pegar emprestadas as bicicletas do projeto Bike Sampa. No início, cem pessoas já inscritas no serviço poderão participar do teste.

Outros interessados devem atualizar seu cadastro no Bike Sampa. Os leitores de bilhete único foram instalados em três estações de empréstimo de bicicletas: Parque Trianon, Shopping Eldorado e Shopping Santa Cruz, todos na zona sul.

Atualmente, há mil bikes disponíveis para empréstimo. Elas podem ser utilizadas por 30 minutos e devolvidas em qualquer outra das cem estações do projeto - todas na zona sul.

Ao longo das próximas quatro semanas, a Secretaria Municipal dos Transportes pretende monitorar os locais e horários de retirada e devolução das bicicletas. A SPTrans afirma que as três primeiras estações foram escolhidas por estarem interligadas a terminais de ônibus e estações de Metrô.

Em junho, a prefeitura e os parceiros privados que patrocinam o projeto pretendem começar a instalar mais cem estações - todas com leitor de bilhete único e em bairros da região central. A expansão colocará mais mil bikes à disposição.

Em 2014, a pretensão é construir mais 100 estações, com 10 bicicletas cada. O Bike Sampa foi inaugurado em 24 de maio de 2012. Foram contabilizadas 220 mil viagens e 140 mil usuários cadastrados, segundo a SPTrans.

Uma avaliação dos usuários do empréstimo de bicicleta feita pela Prefeitura mostra que 70% das viagens são realizadas em dias úteis e duram até 15 minutos. Além disso, 60% das bicicletas são utilizadas nos horários de pico. Quase metade dos ciclistas (45%) também são usuários do transporte público.

SAIBA TUDO SOBRE O BILHETE ÚNICO MENSAL

COMO ADQUIRIR?
Para obter o Bilhete Único Mensal será necessário fazer o cadastramento junto à SPTrans, que começa em 15 de abril próximo. Incialmente, o cadastro será feito apenas pela internet. Posteriormente, o cadastramento também será feito em postos autorizados. O cartão será enviado pelos Correios ou poderá ser retirado em postos da SPTrans.
COMO SE CADASTRAR?
O usuário terá que fornecer dados de identificação e o endereço. Também será necessário enviar uma foto. O cadastro terá perguntas opcionais sobre as linhas e horários em que o usuário utiliza o transporte público. As informações irão ajudar a definir estratégias para melhorar a eficiência do sistema.
QUANDO ENTRA EM VIGOR
Segundo a prefeitura, o Bilhete Único Mensal começará a funcionar em novembro, em dia ainda indefinido.
QUEM TEM DIREITO
O acesso é universal, inclusive para cidadãos de outras cidades. Idosos e deficientes têm direito à gratuidade no transporte, portanto não necessitam da modalidade.
COMO VAI FUNCIONAR?
A modalidade permite ao usuário fazer quantas viagens quiser ao longo de 30 dias corridos. O Bilhete Único Mensal é intransferível e, por esta razão, o cartão não poderá ser utilizado duas vezes seguidas no mesmo ônibus, em um curto intervalo de tempo.
O NOVO CARTÃO SERÁ COBRADO?
O primeiro cartão será gratuito para todos os usuários. No caso de perda, será cobrada uma taxa equivalente a sete tarifas unitárias para o envio do novo cartão. Caso o bilhete seja o de estudante, a taxa será de dez tarifas unitárias.
CARTÃO ATUAL
O cartão atual continuará funcionando mesmo após o Bilhete Único Mensal entrar em vigor, mas o usuário que desejar aderir à nova modalidade deverá adquirir um novo cartão.
COMO INSERIR CRÉDITOS?
Os créditos poderá ser inseridos pela internet, por cartão de crédito ou nos postos da SPTrans. A intenção da prefeitura é não utilizar mais dinheiro vivo nas catracas dos ônibus.
CUSTO MENSAL
Durante a campanha eleitoral, Haddad citou que o valor do Bilhete Único Mensal seria de R$ 140, baseado na tarifa unitária vigente (R$ 3). Caso haja reajuste da tarifa --o que deve ocorrer em junho --o valor deverá ser maior do que apresentado na campanha. Estudantes irão pagar a metade do preço integral do novo bilhete.
SEGURANÇA
De acordo com a prefeitura, o Bilhete Único Mensal será menos vulnerável a fraudes por ter foto do usuário e estar vinculado a um cadastro com informações passageiro. Além disso, o novo cartão terá um chip e um validador que possibilitará à prefeitura acompanhar online as movimentações do usuário. Futuramente, a prefeitura pretende usar o sistema biométrico.
INTEGRAÇÃO COM METRÔ E CPTM
A integração do Bilhete Único Mensal com o Metrô e a CPTM, que ocorre com o atual cartão, está em fase de estudos pela Prefeitura e governo do Estado.
VALE TRANSPORTE E ESTUDANTES
A empresa poderá usar o Bilhete Único Mensal como vale transporte desde que arque com os custos. O cartão para estudantes será emitido pela instituição de ensino, como ocorre atualmente.
ÔNIBUS LOTADOS?
Para o prefeito Fernando Haddad, o Bilhete Único Mensal não tornará os coletivos mais lotados porque o aumento no número de usuários deverá ocorrer nos horários ociosos e aos finais de semana.
BILHETE ÚNICO SEMANAL
A prefeitura pretende, futuramente, implantar o Bilhete Único Semanal, que funcionará da mesma maneira que a modalidade mensal.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos