Papa Francisco no Brasil

Carioca vive em periferia insalubre, diz guia da Santa Sé sobre a Jornada

Na Cidade do Vaticano

  • André Lobo/UOL

    Dois meses após o anúncio da visita do papa Francisco à favela de Varginha, pouca coisa mudou na comunidade, que continua com problemas de esgoto, asfalto e lixo

    Dois meses após o anúncio da visita do papa Francisco à favela de Varginha, pouca coisa mudou na comunidade, que continua com problemas de esgoto, asfalto e lixo

Parte importante da população carioca vive em uma "periferia insalubre". O alerta sobre a capital escolhida para acolher o papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude é do Vaticano. No guia oficial preparado pela Santa Sé, que será distribuído a partir desta quinta-feira (18) aos jornalistas internacionais e religiosos que acompanharão o pontífice, a capital fluminense não é só alvo de elogios e é destacada pela desigualdade social.

"O Rio apresenta uma realidade contrastante: a cidade moderna com seus arranha-céus e com ruas arborizadas, e a periferia insalubre", destaca o guia, produzido pela Rádio Vaticano. De acordo com o texto, as favelas têm a "mais básica infraestrutura". Francisco optou por incluir a visita a uma favela e pediu que o encontro com a comunidade não ocorresse às pressas para que possa estar perto dos mais necessitados. O pontificado tem sido marcado por mensagens sociais e atenção aos pobres. No Brasil, ele falará sobre as contradições da sociedade.

No guia, o Vaticano também apresenta uma biografia da presidente Dilma Rousseff. Um dos pontos de destaque é a participação de Dilma na "luta armada contra a ditadura militar" e o fato de ter ficado presa durante três anos. Os eventos de 1964 são classificados como "golpe".

  • Fabio Brisolla/Folhapress

    Campo de futebol em Varginha, na região de Manguinhos, que receberá a visita do papa Francisco no dia 25 de julho

Ela é citada como tendo contribuído para a fundação do PT e por ter promovido uma "profunda reestruturação do setor energético" nacional. O texto cita a filha e o neto de Dilma, mas silencia sobre o divórcio dela. O guia traz informações nem sempre precisas sobre a política externa brasileira. Segundo o documento que será entregue aos jornalistas, o Brasil lançou com Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai em 2006 uma política de integração regional. O documento cita que o Brasil abriu mais uma planta de enriquecimento de urânio e, sobre a situação ambiental, afirma que o País permite a existência de fazendas na Amazônia.

Silêncio papal

O Vaticano afirmou nesta quarta-feira que, diferentemente dos antecessores, Francisco não responderá a perguntas de jornalistas que o acompanharão ao Brasil no mesmo voo. Conforme a Santa Sé, ele transmitirá a mensagem nos 17 discursos que fará enquanto estiver no Brasil.

Cerca de 60 repórteres estarão com o papa no voo fretado da Alitalia que chegará ao País. O Vaticano cobrou de cada um cerca de 5,5 mil euros (R$ 16 mil). No total, a Santa Sé coletará quase R$ 1 milhão da imprensa internacional interessada em viajar com o pontífice.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Jornada Mundial da Juventude 2013
Jornada Mundial da Juventude 2013

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos