Para OAB-RJ, manifestação teve 'traços de fascismo'

No Rio

Protestos no Rio de Janeiro
Protestos no Rio de Janeiro

O presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro), Felipe Santa Cruz, afirmou que o protesto contra o governador Sérgio Cabral (PMDB) que gerou os tumultos da madrugada desta quinta-feira (18), na zona sul do Rio, começou como um movimento legítimo, mas "desbordou para uma manifestação com traços de fascismo".

Mapa dos protestos

  • Clique no mapa e veja onde aconteceram os principais protestos no Brasi até agora

Segundo Santa Cruz, o ato foi acompanhado por 50 advogados voluntários da OAB que o mantiveram informado até as 5h sobre o que acontecia. Ele recebeu relatos sobre excessos da polícia e também sobre falta de policiamento em algumas áreas. "Acredito que a única discussão que poderíamos fazer esta manhã é como reagir a uma manifestação que é legítima, mas que claramente desbordou, em alguns momentos, e ontem especificamente, para uma manifestação com traços, me perdoem a força da palavra, de fascismo. O que estamos vendo na internet, lendo nas últimas 24 horas, tem um caráter autoritário, fascista e que desconsidera o processo democrático brasileiro", disse.

O presidente da OAB-RJ considerou legítimas as manifestações que acontecem desde junho, mas condenou a violência. "O país não autoriza que se chame pela internet a queima de um palácio, que se cerque um policial e ataque com pedras. Não estamos aqui para defender o governo A ou B", afirmou Santa Cruz, depois de se reunir com o governador Cabral e com a cúpula da Justiça e da Segurança do Estado.

Santa Cruz criticou ainda a declaração do comandante da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, de que, depois da depredação desta madrugada, o acordo feito com a OAB, a Anistia Internacional e outras instituições para reduzir o uso de armas não letais e gás lacrimogêneo na contenção das multidões terá de ser reavaliado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos