PSDB não recebeu propina, diz diretório estadual de SP

Em São Paulo

O presidente do Diretório Estadual do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), negou que o partido recebeu propina vinda de contratos públicos. "Não. Em absoluto. Nem sei quem era o presidente do partido na época, em 1997, mas com certeza, não [recebeu]", disse. 

Documentos da Polícia Federal (PF) obtidos pela reportagem mostram como funcionou o suposto esquema de pagamento de propina a integrantes do governo de São Paulo e à legenda pelo grupo francês Alstom.

"Eu, como presidente do partido, não tenho esse relatório. Se a Polícia Federal está fazendo um trabalho investigativo e, sendo o trabalho procedente, isso vai gerar um relatório para o corregedor-geral do Estado, Gustavo Ungaro", disse.

"De posse da materialidade de fatos concretos, [o governo do Estado] deve tomar as medidas para defender o interesse do Estado e cobrar o ressarcimento de alguém que possa ter gerado prejuízos de forma ilícita ou inescrupulosa."

O criminalista Cláudio Mariz de Oliveira, advogado do o ex-secretário de Energia e vereador Andrea Matarazzo, disse que "era humanamente impossível que Matarazzo tivesse ingerência administrativa de todas as empresas" citadas.

Matarazzo foi acusado de corrupção passiva. A Alstom informou, em nota, que não foi informada da investigação. "Nesse contexto, a Alstom não comentará o artigo publicado", diz o texto. Os demais empresários e servidores públicos citados pela Polícia Federal no caso não foram localizados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos