Autorama do Ibirapuera fechará da meia-noite às 5h

Em São Paulo

O autorama do Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, passará a fechar durante a madrugada. Alvo de reclamações de vizinhos por supostos casos de prostituição de menores e tráfico de drogas, a área terá os portões fechados diariamente entre zero hora e 5h - mesmo horário em que não é possível entrar no parque -, afirmou nesta terça-feira, 3, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira.

A medida, pedida há anos por moradores da região, onde estão, principalmente, mansões e prédios luxuosos, começa a vigorar ainda em setembro, disse. "Até o dia 21, estará fechado (neste horário)", afirmou. A ação ocorre dias depois da gestão Fernando Haddad (PT) ter divulgado que abrirá uma parte do Ibirapuera 24 horas por dia, aos fins de semana, e pode ser encarada como uma contrapartida à decisão, que desagradou a uma parte da vizinhança do parque.

Ação

Um grupo de moradores do Jardim Lusitânia, ao lado do Ibirapuera, estuda entrar com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra a abertura noturna do parque aos sábados e domingos. Nesta segunda-feira, 2, o presidente da associação de moradores do bairro, Otávio Villares de Freitas, que integra o conselho gestor do parque, afirmou que a decisão de Haddad é "populista". "Para os bairros no entorno, isso será um caos. Há algumas semanas, houve um show de jazz na arena de eventos do parque e foi muito difícil. O bairro foi dominado por veículos. Não é uma visão elitista, porém é preciso ter infraestrutura para isso."

Teixeira disse, contudo, que só pedestres, ciclistas e skatistas poderão entrar no parque de madrugada. O estacionamento do parque para carros ficará fechado. "Será como uma praia para o paulistano", afirmou. A iluminação já vem sendo reforçada. Além disso, 70 guardas civis metropolitanos reforçarão a segurança. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos