Entidades protestam em frente à sede da Anatel em SP

São Paulo - Manifestantes protestam em frente ao prédio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em São Paulo, na Vila Mariana, zona sul da capital, na manhã desta quarta-feira, 11. Organizado pela associação de consumidores Proteste e pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), o ato reivindica maior qualidade na prestação de serviços pelas empresas do setor, além de mais eficiência por parte do órgão regulador.

As duas entidades marcaram o protesto para as 10h, em frente à sede paulista da Anatel, que fica na Rua Vergueiro, altura do número 3073. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 9h45, um grupo de 30 pessoas se concentrava no local. No mesmo horário, a Companhia de Engenharia de Tráfego não registrava interdição da rua ou reflexo no trânsito da região.

Em nota, a Proteste e a UGT afirmaram que "a Anatel tem sido falha em seu papel regulador e como órgão fiscalizador do segmento". Segundo as entidades, os serviços de internet, de TV por assinatura e de telefonia móvel e fixa são campeões no ranking de queixas dos consumidores. "O serviços são caros e deixam a desejar quanto à qualidade. Essa situação só mudará se a agência tiver uma atuação efetiva e passar a punir as empresas", diz o comunicado.

Entre as principais queixas recebidas pela Proteste estão a instabilidade ou baixa velocidade do acesso à internet, o atraso para a instalação das linhas, a inoperância de serviços contratados e a dificuldade enfrentada pelos consumidores para o cancelamento de contratos. Nesta quarta, os manifestantes pretendem entregar à Anatel um documento com a lista de reivindicações para melhoria do setor de comunicações.

3G

Testes realizados pela Proteste entre 4 de março e 25 de abril deste ano nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul mostraram resultados "decepcionantes" para o sinal de 3G. De acordo com a entidade, nenhuma das quatro maiores operadores de celulares (Claro, Oi, TIM e Vivo) conseguiu uma média de acesso à internet superior a 51% do número de tentativas realizadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos