Defesa Civil diz que fumaça em SC não é tóxica

Em São Paulo

O governo de Santa Catarina informou por meio do seu site oficial que a fumaça produzida pela explosão de uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônia em São Francisco do Sul (189 km de Florianópolis) não é tóxica, e, sim, oxidante.

Segundo o secretário da Defesa Civil do Estado, Milton Hobus, "não é um gás tóxico, é um gás oxidante". 

Em nota do governo, Marlene Zannin, supervisora do Centro de Informações Toxicológicas (CIT) da Secretaria de Estado da Saúde, pede que a população fique atenta aos sintomas.

Segundo ela, a dispersão da substância provoca alguns efeitos agudos, como tosse, pele avermelhada, olhos lacrimejantes e doloridos, além de congestionamento das vias orais.

"A orientação é sair da exposição à fumaça, ir para local arejado e tomar banho com água e sabão, lavando todo o corpo, inclusive o couro cabeludo e as mucosas nasais, para eliminar resíduos das substâncias. Se os sintomas persistirem ou se agravarem, a pessoa deve então procurar atendimento médico", diz  a nota.

Das cerca de 70 pessoas atendidas na rede de saúde de São Francisco do Sul, segundo a nota, nenhuma foi configurada como caso grave.

Cidade fica a 189 km da capital

  • Arte/UOL

Ainda de acordo com Zannin, não adianta usar máscara de pano. "Só máscara própria para pó e o uso de óculos de acrílico com proteção lateral ajudam", afirmou.

Força-tarefa

Segundo a nota oficial do governo, técnicos de Brasília e São Paulo estão sendo deslocados para ajudar na operação. Enquanto isso, uma força-tarefa com equipes de bombeiros voluntários e militares, polícia e Defesa Civil continua trabalhando no terminal marítimo da cidade.

O trabalho, segundo o secretário, é complexo pois a mudança do vento pode levar a fumaça para outra direção.

Assim, a orientação é para que as pessoas deixem as áreas próximas ao local da explosão. Até o momento a Defesa Civil retirou cerca de 150 famílias de suas casas em bairros próximos.

A operação envolve também contenção para evitar explosões no local, onde há uma carga de 10,5 toneladas de fertilizante. A BR -280 está bloqueada na entrada da cidade.

Vídeo publicado na internet mostra coluna de fumaça em SC

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos