Polícia investiga ação do Black Bloc no Instituto Royal

Em São Paulo

A Polícia Civil reúne provas de que integrantes do Black Bloc foram os principais responsáveis pela invasão e depredação do Instituto Royal, na sexta-feira (18), e pelos tumultos ocorridos sábado (19), durante a manifestação de ativistas, em São Roque, interior de São Paulo.

Cientistas reprovam resgate de cães

  • Reprodução/Facebook

    A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) descreve como fruto de "desconhecimento" o resgate de cães que eram usados em testes por ativistas em um laboratório de São Roque (SP). "O ato revela o desconhecimento da importância da utilização de animais para o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos para o ser humano."

A investigação já apurou que nos dois eventos os manifestantes mascarados assumiram a frente das ações. Na madrugada de sexta-feira, foram eles que arrombaram portas e portões para a entrada dos ativistas e produziram os maiores danos no interior do Royal. Durante a ação, os ativistas levaram 178 cães da raça beagle que eram usados na realização de testes de medicamentos.

Na manifestação de sábado, contra o uso de cães como cobaias, segundo a investigação, os mascarados avançaram sobre o bloqueio policial, causando a reação que originou o tumulto. Para dispersar os manifestantes, a Polícia Militar fez uso indiscriminado de bombas de efeito moral e de balas de borracha. Os ativistas não conseguiram evitar que os mascarados depredassem e ateassem fogo em uma viatura da Polícia Militar e em dois veículos de uma emissora de televisão. Pelo menos seis pessoas ficaram feridas e quatro foram presas.

A polícia investiga os crimes de furto, danos e ameaça, já que funcionários teriam sido ameaçados. No caso dos mascarados, pode ser incluído o crime de associação criminosa.

Libertados

No domingo (20), os dois homens que continuavam presos em São Roque sob a acusação de danos ao patrimônio --teriam participado do ataque à viatura-- foram libertados por meio de habeas corpus.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos