Instituto Royal recupera um dos 178 cães beagles levados; cão era vendido na internet

De Sorocaba (SP)

O Instituto Royal conseguiu na Justiça a recuperação do primeiro dos 178 cães levados por ativistas que invadiram a unidade de São Roque (66 km de São Paulo), na madrugada do último dia 18. O animal estava em Valinhos (85 km de São Paulo) e tinha sido colocado à venda no Mercado Livre, comunidade de comércio on line, por R$ 2.700.

O que a polícia investiga

Invasão e furto Maus-tratos
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), cerca de 80 pessoas entraram no Instituto Royal, destruíram o local, levaram cães e equipamentos eletrônicos.

Ativistas serão ouvidos pela polícia e podem ser indiciados pelo crime de furto qualificado
As denúncias de que os animais eram vítimas de maus-tratos no instituto também serão investigadas.

Uma perícia foi realizada no local. De acordo com a SSP, representantes da empresa serão convocados para prestar depoimento

Após a divulgação, o cão foi retirado da página de ofertas.

O Instituto obteve, na sexta-feira (25) um mandado judicial de busca e apreensão, mas só neste domingo, 27, o animal foi localizado e apreendido.

De acordo com informações do Instituto, o cão passa por exames de um veterinário para verificar suas condições de saúde.

"Ele é tratado em local secreto para garantir sua segurança e a dos tratadores", informou em nota o Instituto.

As pessoas que estavam com o animal em Valinhos poderão responder por crimes de furto e dano ou receptação.

Na sexta-feira (25), um dia depois de ter vistoriado as instalações e considerado que estavam aptas a funcionar, o prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa (PMDB), suspendeu  por 60 dias o alvará de funcionamento do Instituto Royal.

Segundo ele, a suspensão resultou de um acordo com o próprio instituto para que sejam apuradas denúncias de maus-tratos dos animais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos