Topo

Água da praia de Itaguá está contaminada, indica teste

Em Ubatuba (SP)

15/01/2014 13h42

A Praia do Itaguá, localizada na região central de Ubatuba, litoral norte paulista, é uma das mais visitadas por turistas nesta temporada de verão. É lá onde a maior parte dos visitantes de cruzeiros marítimos gosta de frequentar, devido à proximidade com o píer de desembarque e à estrutura comercial.

A alta concentração de turistas e o forte cheiro de esgoto que exala na praia há algumas semanas fez com que o Aquário Municipal de Ubatuba, situado na praia, realizasse testes de qualidade da água do mar.

Própria ou imprópria?

  • Arte/UOL

    Clique na imagem para conhecer as condições das praias do litoral brasileiro neste verão

Segundo a entidade, os resultados foram "alarmantes" e contradizem relatórios semanais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) que vêm indicando boa balneabilidade da praia, ou seja, própria para o banho de mar.

Segundo o diretor executivo do Aquário, Hugo Gallo Neto, o rio Acaraú, que deságua na praia e onde estaria a maior parte do problema, nasce limpo no Parque da Serra do Mar e, em um curto espaço geográfico, chega à praia "em níveis críticos de poluição".

De acordo com o oceanógrafo, o rio é considerado o mais poluído do Litoral Norte, se comparando aos existentes nas regiões metropolitanas.

"Após sua passagem pelas estações da Sabesp e Coambiental, a qualidade do rio se deteriora drasticamente", denuncia. Nesta quarta-feira, 15, o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Ubatuba iria se reunir para discutir o problema e preparar uma representação que será encaminhada ao Ministério Público para a instauração de um inquérito e uma ação civil pública para tentar reverter o quadro.

Análise Microbiológica

Em nota, a Cetesb informou que segue a mesma metodologia para amostragem e análise microbiológica consolidadas "há muitos anos" e que não é possível comentar outros resultados, sem conhecer a metodologia e os indicadores utilizados pelo Aquário de Ubatuba.