Topo

Secretário de Transportes é xingado em estação após descarrilamento no Rio

No Rio

22/01/2014 11h16Atualizada em 22/01/2014 16h55

O descarrilamento de um trem perto da estação São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro,provocou problemas graves na circulação de passageiros que tentam chegar ao centro. O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, esteve durante a manhã desta quarta-feira (22) na estação São Francisco Xavier. Segundo ele, a frota de ônibus foi reforçada. Osório afirmou que a Supervia terá que restituir o dinheiro das passagens.

Passageiros revoltados xingaram o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, que também esteve no local. Ameaçado de agressão, Lopes teve que ser protegido por seguranças. Ele disse, em entrevista à "Globonews", que não há previsão de o sistema ferroviário ser restabelecido.

Sem os trens, milhares de pessoas procuraram ônibus e o metrô, que superlotaram. A SuperVia informou que a circulação dos ramais Saracuruna e Belford Roxo foi normalizada às 16h, e que os trens estão saindo a cada 15 minutos da estação Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. A volta da circulação acontece quase 11 horas após o descarrilamento.  Os ramais de Santa Cruz, Japeri e Deodoro permanecem sem previsão de normalização.

Por causa da superlotação nas plataformas, o Metrô chegou a fechar as entradas das estações de Triagem e Pavuna (zona norte), para evitar que as pessoas fossem empurradas sobre os trilhos.

A companhia informou, pelo twitter, que, a partir das 6h, reforçou a quantidade de trens na linha 2, que atravessa os subúrbios e são alternativa bastante usada pelos passageiros que preferem não se arriscar no sempre problemático transporte ferroviário.

A concessionária Supervia informou que técnicos estão no local do desastre na tentativa de reparar o sistema energético da linha e normalizar a operação o mais rapidamente possível. O trem acidentado foi retirado dos trilhos cinco horas após o descarrilamento.

Agência reguladora dos transportes públicos, a Agetransp divulgou, em nota, que investiga o acidente. A Agetransp informou também que enviou uma equipe para o Centro de Controle Operacional da Supervia em busca de informações sobre o desastre.