Topo

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta

18/04/2014 07h51

Xangai - As bolsas de Tóquio e de Seul fecharam em alta hoje, após uma sessão de poucos negócios, enquanto vários outros mercados asiáticos não operaram devido ao feriado da Sexta-feira Santa.

Na capital do Japão, o índice Nikkei teve alta de 0,68%, a 14.516,27 pontos, encerrando sua melhor semana no ano com ganho de 3,98%, depois de registrar a maior desvalorização em mais de três anos na semana passada. Na Coreia do Sul, o índice Kospi subiu, 0,61%, a 2.004,28 pontos, garantindo pequeno avanço de 0,34% na semana.

O principal índice acionário da China, o Xangai Composto, recuou 0,1%, a 2.097,75 pontos, ampliando a perda semanal a 1,5%, mas o Shenzhen Composto apresentou ganho de 0,3%, a 1.089,36 pontos. O Taixex, de Taiwan, também se valorizou 0,3%, fechando a 8.966,66 pontos.

O volume de negócios, porém, foi fraco em todos os mercados asiáticos, atingindo seu menor nível no ano em Tóquio.

As bolsas da Índia, Cingapura e Hong Kong, assim como as da Austrália e Nova Zelândia, não abriram hoje. Nos EUA e Europa, os mercados também ficarão fechados em meio ao feriado.

Entre as ações asiáticas, a Taiwan Semiconductor Manufacturing, fabricante de chips muito acompanhada pelos investidores, saltou 2,5% após seus resultados de lucro e vendas superarem as expectativas.

No Japão, os papéis da fabricante de semicondutores Sumco dispararam 6,7%, em reação à empresa de Taiwan. A Tokyo Electron, que faz equipamentos para a produção de chips, também se beneficiou, subindo 1,7%.

Na China, companhias do setor imobiliário encerraram o pregão mistas, após os preços de moradias nas principais cidades do país mostrarem desaceleração pela primeira vez em um ano. A China Vanke subiu 0,4%, enquanto a Poly Real Estate recuou 0,1% e a China Merchants Property Development perdeu 1,1%. Fonte: Dow Jones Newswires.