Topo

Petróleo opera em queda atento às questões geopolíticas

24/07/2014 08h10

São Paulo - Londres, 24 - Os contratos futuros de petróleo operam em leve queda nesta quinta-feira, enquanto os investidores aguardam mais informações sobre as crises no Leste Europeu e no Oriente Médio. A oferta mundial continua a suprir a demanda, contudo esta relação pode ser afetada por desdobramentos no Iraque, Ucrânia, Líbia e outros locais de conflito, disseram analistas.

Segundo Andrey Kryuchenkov, da VTB Capital, a incerteza "sobre novas sanções contra a Rússia e as tensões sobre a crise na Ucrânia estão mantendo um pequeno prêmio de risco no preço do Brent". "Nós não esperamos ganhos sustentados a menos que sejam observadas interrupções reais de oferta", disse. "O mercado está confortavelmente suprido, com a demanda sazonal na Europa ainda enfraquecida, apesar de uma ligeira melhoria das margens de refino desde o início deste mês".

As investigações continuam a ser feitas para ver se os separatistas russos podem ter sido responsáveis pelo desastre do MH17. Contudo, o Commerzbank afirmou que os preços não estão refletindo muita ansiedade. "O mercado de petróleo claramente não espera que a União Europeia imponha sanções contra o setor energético russo - o que significa que a resposta do mercado seria ainda mais dramática se isso acabar se materializando depois de tudo".

Às 7h57 (de Brasília), o petróleo para setembro cedia 0,33%, a US$ 102,78, na Nymex. O Brent para setembro recuava 0,26%, a US$ 107,75, na ICE. Fonte: Dow Jones Newswires.