Topo

Bolsa de Tóquio fecha em queda de 0,6%

01/08/2014 05h27

Tóquio - Tóquio, 01/08/2014 - A Bolsa de Tóquio foi cautelosa nesta sexta-feira e fechou em queda antes da divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos e seus possíveis efeitos na política monetária norte-americana nas próximas reuniões do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

O índice Nikkei perdeu 0,6%, aos 15.523,11 pontos, seguindo a queda registrada na quinta-feira de 0,2%. Na semana, no entanto, houve ganhos de 0,4%.

As ações do mercado japonês abriram a sexta-feira em queda depois que o índice Dow Jones teve sua maior liquidação de papéis desde fevereiro, devido às preocupações de que o Fed pode começar a elevar a taxa de juros em um ritmo mais rápido do que o esperado pelos investidores, caso o mercado de trabalho mostre uma recuperação mais forte. O relatório de emprego de julho será divulgado às 9h30 (de Brasília).

Durante a semana, o índice Nikkei se movimentou entre a margem de 15 mil e 15,5 mil pontos, impulsionado pelos resultados sólidos das empresas no segundo trimestre.

No entanto, para Hajime Kitana, chefe estrategista do Barclays Securities Japan, o mercado de ações doméstico japonês está ligado aos EUA e a Europa e seria "difícil o Japão continuar em alta sozinho".

No mercado corporativo, os bons resultados de companhias japonesas fizeram algumas ações subirem nesta sexta. Os papéis da Seiko Epson ganharam 16% após reportar um lucro líquido de 47 bilhões de ienes no segundo trimestre, cerca de 55% do valor total esperado pelos analistas em 2014.

As ações da Sony subiram 4,7%, depois de um lucro acima do esperado no período entre abril e junho, embora alguns investidores afirmem que ainda é muito cedo para dizer que a companhia deixou para trás os problemas nos negócios audiovisuais.

No território negativo, a Kyocera perdeu 3,1% pressionada pela queda de 14% no lucro líquido do segundo trimestre. A Shiseido caiu 4,9%, com a empresa registrando prejuízos no período finalizado em junho. Fonte: Dow Jones Newswires.