Topo

Bolsas asiáticas caem com temores sobre Fed

01/08/2014 08h21

São Paulo - As preocupações com um iminente aperto monetário nos Estados Unidos desencadearam uma forte onda de vendas nas bolsas do mundo inteiro, levando os índices acionários da região da Ásia e do Pacífico a fecharem em queda no primeiro pregão de agosto. Os temores com uma futura redução na oferta de liquidez se somaram a questões geopolíticas, balanços negativos e a crise da dívida na Argentina, deixando pouco espaço para um efeito positivo de indicadores da atividade industrial da China.

O cenário de aversão nas ações já se mostrou acentuado na quinta-feira, quando as bolsas de Nova York fecharam em baixa expressiva. O índice Dow Jones perdeu mais de 300 pontos, apagando os ganhos acumulados até então em 2014. Diante da dados que apontaram uma melhora na economia dos EUA, os agentes do mercado passaram a precificar uma possível elevação de juros mais cedo do que o esperado. As tensões se agravaram com o calote iminente na Argentina e resultados corporativos fracos, incluindo a perda bilionária do Banco Espírito Santo (BES), ao mesmo tempo em que o número de mortos continua a subir na Faixa de Gaza e persiste a falta de uma solução para a disputa no Leste Europeu.

Mais tarde, o relatório de emprego dos EUA, caso mostre uma ampla geração de postos de trabalho, pode oferecer ainda mais combustível ao argumento da aproximação de um aperto monetário no país. Com isso, o índice S&P/ASX 200, de Sydney, encerrou em baixa de 1,36%, aos 5.556,40 pontos, o pior resultado desde 14 de março. Em Seul, o índice Kospi cedeu 0,15%, aos 2.073,10 pontos.

Em Hong Kong e Xangai, uma realização de lucros pesou sobre o setor imobiliário, apesar de indicadores positivos na China. O índice dos gerentes de compras (PMI) industrial da segunda maior economia do mundo, medido pelo HSBC, subiu para 51,7 em julho, de 50,7 em junho, marcando o maior patamar do indicador em 18 meses. O dado oficial semelhante avançou para 51,7 em julho, de 51,0 em junho, o melhor resultado desde abril de 2012. O índice Hang Seng encerrou em queda de 0,91%, aos 24.532,43 pontos, e o índice Xangai Composto perdeu 0,74%, aos 2.185,30 pontos. O índice The Shenzhen Composto cedeu 1,01%, a 1.148,29 pontos. com informações da Dow Jones