Topo

Medidas garantem água por 4 meses em SP, diz Alckmin

Em São Paulo

21/08/2014 15h14

O governador e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (21) que as medidas adotadas pelo governo podem garantir abastecimento de água pelo menos até o final do ano. "Nós temos água para quatro meses, chegaremos até o final do ano, isso imaginando que não chova, mas é evidente que tem chuva", disse, ao vistoriar obras na represa de Atibainha, em Nazaré Paulista.

O governador aproveitou a visita para anunciar novas medidas para tentar minimizar os efeitos da crise hídrica no Estado. Ele destacou a obra em Atibainha, com barramento, bombeamento e quase um quilômetro de canais. "Agora em agosto (com essas obras) temos 77 milhões de metros cúbicos (m3) de água sendo disponibilizados para a região metropolitana de São Paulo", afirmou.

Alckmin disse ainda que, a partir do mês que vem, 0,8 m³ por segundo serão utilizados do Rio Grande em substituição ao sistema Cantareira. "E em outubro, teremos um metro cúbico por segundo do Guarapiranga que também substitui o Cantareira", afirmou.

Caso as medidas adotadas não sejam suficientes, o governador afirmou que ainda há a reserva técnica. "Nós temos uma reserva técnica que estamos preparando, mas que não pretendemos utilizar. Lá atrás a reserva técnica era de 400 milhões de m3. Como foram disponibilizados 182 milhões de m³, você ainda tem mais 220 milhões de m³."

O nível de dependência do sistema Cantareira para o abastecimento da população, segundo o governador, caiu de 60% para 30%. "O Cantareira dava 33 m³ segundo para a região metropolitana e hoje participa com 19 m³ por segundo. É impressionante a redução", disse.

Alckmin destacou ainda que aumentou a conscientização da população na economia de água. Segundo ele, em agosto a economia de água na região metropolitana passou de 76% para 78%. "E quem ganhou o bônus passou de 47% para 52%. A população está ajudando bastante."

Questionado sobre as declarações da Agência Nacional de Águas (ANA) de que o abastecimento de água no Estado é incerto daqui a dois anos, Alckmin disse que é "uma preocupação de todos nós", mas reafirmou que o sistema hídrico de São Paulo é "forte". "Tanto nós temos um sistema forte que não temos, a Sabesp, nenhum município em racionamento", disse. "Tem racionamento no Brasil inteiro e nós, com 22 milhões de pessoas a 700 metros de altitude na região metropolitana, temos garantido o abastecimento."

Sobre suas propostas como candidato para o setor de segurança hídrica, Alckmin disse que, além de continuar as medidas atuais, como a PPP de São Lourenço, pretende aumentar o reúso de água, especialmente para área industrial, e reduzir os níveis de perda de água.