Topo

Em SP motociclistas vão às ruas contra fim de motofaixas

26/08/2014 21h11

São Paulo - Cerca de mil motociclistas, segundo a Polícia Militar, fizeram um protesto na tarde desta terça-feira, 27, em repúdio à remoção de motofaixas na cidade de São Paulo. Por volta das 19 horas, eles ainda bloqueavam o Viaduto do Chá em ambos os sentidos, no centro, na frente da Prefeitura de São Paulo. A ação foi pacífica, de acordo com a PM.

Mais cedo, às 16h30, os manifestantes provocaram congestionamento com motocicletas ao passar pela Avenida 23 de Maio. O trânsito na cidade, segundo a CET, era de 67 quilômetros naquele momento. O ato foi organizado pelo Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas de São Paulo (SindimotoSP) e partiu da sede da organização, no Brooklin Novo, na direção do centro da cidade.

A categoria reclama da desativação das motofaixas da Avenida Sumaré, na zona oeste, e da Avenida Vergueiro, no centro. O equipamento dessas regiões foi removido porque, segundo a Prefeitura, resultou em aumento no número de colisões e de atropelamentos com motos.

Em texto publicado no site do sindicato, o presidente da categoria, Gilberto Almeida dos Santos, escreveu que cancelar as motofaixas, "além de um ultraje à categoria, é desrespeito e falta de consideração". Ele também afirmou que a Prefeitura de São Paulo "não se importa com a condição dos motociclistas e motofretistas no Município".

Ciclovias

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que uma ciclovia instalada na região central de São Paulo se transformou em motofaixa no horário de pico. Os motoqueiros invadiam a faixa e trafegavam em alta velocidade no trecho do equipamento da Avenida São João, entre a Rua General Osório e a Avenida Duque de Caxias.