Topo

NY tende a abertura em alta com otimismo de investidor

02/09/2014 10h17

São Paulo - As bolsas de Nova York devem abrir em alta nesta terça-feira, 02, sinalizam os índices futuros. Na reabertura do mercado após o feriado do Dia do Trabalho no começo da semana, o primeiro pregão de setembro transparece um otimismo entre os investidores, em resposta aos acentuados ganhos acumulados em agosto. Os movimentos nos mercados também devem acompanhar importantes indicadores econômicos, como o relatório de emprego de agosto, ao longo dos próximos dias. Às 10h10 (de Brasília), no mercado futuro, o índice Dow Jones ganhava 0,06%, o Nasdaq avançava 0,17% e o S&P 500 tinha alta de 0,07%.

As ações têm ganhado terreno neste ano. Na sexta-feira, 29, o S&P 500 encerrou em seu 32º recorde em 2014. Muitos investidores dizem que o pano de fundo para o sentimento positivo é a melhora dos dados econômicos e o baixos rendimentos em títulos do Tesouro dos EUA, o que pode continuar a impulsionar o apetite por renda variável.

"As chances de os dados de agosto serem fortes são maiores do que as chances de esse conjunto de indicadores ser fraco", disse John Brady, diretor-gerente de vendas institucionais globais da RJ O'Brien & Associates. "Então, até Federal Reserve mudar a sua mensagem... os investidores devem comprar ações", acrescentou.

A semana contará com o relatório de emprego de agosto, que poderá dar mais indícios da recuperação econômica nos Estados Unidos e o futuro caminho da política monetária. Assim como a inflação, os números do mercado de trabalho são balizadores cruciais das decisões do Federal Reserve.

A série de indicadores econômicos na semana terá início com a divulgação do índice de atividade dos gerentes de compra (PMI) industrial medido pela Markit, hoje às 10h45. Em seguida, será conhecido o dado semelhante do ISM e os dados de investimento em construção. Os próximos dias contarão também com índice de produtividade de mão de obra e o custo unitário.

No noticiário corporativo, a rede de lojas Dollar General disse na terça-feira que aumentou sua oferta pela Family Dollar Stores para US$ 80 por ação, de uma proposta anterior de US$ 78,50 por ação. No mês passado, a Family Dollar rejeitou uma oferta de aquisição da Dollar General, que foi feita após a Family Dollar chegar a um acordo para ser adquirida pela Dollar Tree. As ações da Dollar General subiam 0,80% enquanto as da Family Dollar ganhavam 0,71% no pré-mercado. Os papéis da Dollar Tree ganhavam 0,33 pré-mercado.